Matérias

UM EM CADA CINCO ACIDENTES DE TRABALHO SÃO DURANTE O TRAJETO, INFORMA JORNAL BOM DIA PARANÁ

Escrito por Portal ONSV

24 FEV 2022 - 09H00

Homens de 20 a 29 anos são os que mais se envolvem em acidentes de trajeto casa-trabalho-casa no estado do Paraná

Matéria do Bom Dia Paraná da RPC Curitiba, emissora afiliada à TV Globo no Paraná, da última sexta-feira (18), destacou os dados da pesquisa realizada no estado do Paraná, com o objetivo de identificar os maiores desafios à segurança viária laboral, a fim de propor soluções ao cenário. O professor no Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e coordenador do acordo de cooperação técnica entre a UFPR e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, foi consultado pela reportagem.

Essa pesquisa foi conduzida com gestores de 215 empresas (64% delas de médio ou grande porte e 35% micro ou pequenas), localizada em 60 municípios do estado do Paraná e identificou a faixa etária dos trabalhadores mais afetados pelos acidentes de trajeto e as ocupações mais atingidas por esse tipo de ocorrência, dentro do estado do Paraná. Homens de 20 a 29 anos são os que mais se envolvem em acidentes de trajeto. Quanto maior o tempo de deslocamento, maior o risco e os ônibus, são os veículos mais seguros.

O professor Jorge Tiago Bastos, foi entrevistado pela reportagem e destacou baixa taxa de envolvimento em acidentes de grandes empresas. “Esse é outro aspecto que nos chamou a atenção também, porque é justamente nas grandes empresas que a gente pode identificar uma taxa de envolvimento em acidentes cerca de 30% menor do que comparado às micro e pequenas empresas.”

Realizada em parceria entre Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), UFPR (Universidade Federal do Paraná), CIFAL Curitiba (Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes) e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, essa pesquisa é inédita no País e pode ser replicada em qualquer outro estado da federação, para entender o quanto esses acidentes afetam a produção das indústrias e custa a toda a sociedade.

“O que a gente pode perceber é que aqueles colaboradores que utilizam a motocicleta para se deslocar para o trabalho têm uma chance trinta vezes maior de se envolver em um acidente de trânsito no trajeto, do que se eles estivessem de ônibus, por exemplo”, encerrou o professor Jorge Tiago Bastos.

Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/10313591/

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.