Artigos

Verdades, mentiras e estatísticas sobre morte no trânsito

Escrito por Portal ONSV

29 JAN 2019 - 15H17

Por que o Brasil vai atingir a meta da ONU de reduçãoo de

acidentes até 2020?

A frase: “Há três tipos de mentiras: mentiras, mentiras

terríveis e estatísticas” é atribuída a Benjamin Disraeli, o conde de

Beaconsfield, primeiro-ministro da Grã-Bretanha no século XIX e reforça a

necessidade de desconfiarmos dos números ou, mais precisamente, do seu uso para

respaldar o que se quer dizer, e não o que se precisa dizer.

Usando os números como ferramenta de informação e não de

manipulação, o Observatório

Nacional de Segurança Viária propõe um novo olhar sobre a tão falada meta de

redução de 50% das mortes em acidentes de trânsito proposta conjuntamente

pela Organização Mundial da Saúde e Organização das Nações

Unidas, durante a Primeira Conferência

Global de

Alto Nível sobre Segurança Viária,

que aconteceu em Moscou no ano de 2009.

De acordo com a proposta do relatório UN Decade of Action for Road Safety 2011-2020 (Década

da ONU de Ação pela Segurança Viária 2011-2020), publicado em

11 de maio de 2011, a metodologia para o cálculo da meta de redução de 50%

no número

de mortes por acidentes de trânsito deve ser calculada sobre a projeção

do número

de mortes de 2011 até 2020.

Ou seja, a redução

esperada para 2020 deve ser aplicada sobre

o

número projetado de mortes para 2020 (vide

gráfico

a seguir) e não sobre o número de mortes efetivamente registrado em 2010.

""

Fonte: “UN Decade of Action for Road Safety 2011-2020”

- ONU

O OBSERVATÓRIO

Nacional de Segurança Viária analisou os números do Brasil nesta metodologia.

Se projetássemos os dados de 2011, o Brasil chegaria ao final da década somando

61.567 mortos no trânsito, e tendo que reduzir para 30.783 (50%) para atingir a

meta. Desta forma, se projetarmos para 2020 os dados publicados pelo DATASUS de

2011 a 2017, a meta poderá ser alcançada. A estimativa diz que chegaremos a

32.377mortes em 2020, faltando muito pouco para o valor estipulado.

Mas será isso

suficiente para termos um trânsito que se possa chamar de seguro para os

brasileiros?

Evolução da mortalidade no trânsito no Brasil no contexto da
Década Mundial de Ações para a Segurança Viária

""

É possível observar no gráfico a seguir que, a partir

de 2015, o Brasil passou a se manter bem próximo à meta, necessitando, portanto, de um pequeno esforço extra das autoridades

responsáveis pelo trânsito brasileiro para cumprir integralmente a meta de

2020.

""

Estatística X Vidas

Dados preliminares

informados recentemente pelo DataSUS registram que, em 2017, o número de mortes em acidentes

de trânsito no Brasil teve

redução de 8%, passando de 37.345, em 2016, para 34.336.

Embora os números devam ser motivo de

orgulho, é importante destacar

que, tradicionalmente, os valores preliminares expostos pelo DataSUS são

inferiores aos valores definitivos divulgados posteriormente. Em 2014, por

exemplo, houve um aumento de 8,65% quando foi feita a correção da informação preliminar,

representando um aumento de cerca de 3.500 mortes. Em 2015, os números passaram da prévia de

37.306 para 38.651 mortes confirmadas, significando um aumento de 3,61% em relação ao dado inicial. Em 2016, houve uma variação

de 7,16% em relação aos

números preliminares, saltando de 34.850 para 37.345 mortes. Portanto, há que se ter prudência antes de comemorar a

significativa redução do número de mortos no trânsito brasileiro em 2017.

Reflexão do ponto de vista do OBSERVATÓRIO

Nossa reflexão é que

meta para a redução de acidentes deveria ser aquela que, desde o início da

década foi entendida, ou seja, a partir dos dados de mortes coletados em 2010,

e não sobre projeções, tornando a meta mais ambiciosa e mais factível, e reduzindo

de forma mais efetiva o número de mortes no trânsito!

Ainda que possa

parecer utópico, devemos nos preparar e criar mecanismos na sociedade

brasileira que não admitam como normal nenhuma morte no trânsito.

Evolução da mortalidade no trânsito no Brasil
Meta proposta pelo Observatório

""

Comparando com a

linha vermelha, que manifesta a projeção baseada nos números reais (tendência atual de

redução de mortes para os próximos anos) , identifica-se uma grande diferença

(de mais de 10.000 mortes a serem reduzidas em 2020), o que indica um cenário que ainda apresenta

muito espaço para melhorias, de forma que o trabalho intensivo para reduzir as

mortes e lesões no trânsito deve continuar.

Para o OBSERVATÓRIO, com uma meta mais

ambiciosa, é natural que os resultados, quando comparados à meta da ONU, fiquem

mais distantes. Ainda assim, após registrar aumento no número de mortes em alguns

anos (barras vermelhas – com valores

negativos, pois ocorreram aumentos), o Brasil teve seu desempenho na redução de

mortes melhorado a partir de 2015, de modo que em 2020 teríamos um valor próximo à metade da meta proposta pelo Observatório.

""

Ainda que o balanço

dos últimos 10 anos seja

positivo em números absolutos,

para atingir o cenário que condiz com a

situação econômica do país, seria necessário, segundo

o OBSERVATÓRIO, dobrar os esforços

empreendidos para atingir a redução esperada até 2020.

Temos algo a

comemorar?

Para o OBSERVATÓRIO, cada vida poupada é motivo de alegria. Porém, não há o que se comemorar

num trânsito que ainda mata

mais de 30 mil pessoas por ano e acarreta, além das dolorosas consequências para toda a sociedade, os custos bilionários com a assistência às vítimas, sejam os

mortos, feridos ou seus parentes, e efeitos colaterais danosos comos

congestionamentos, prejuízos aos bens públicos e poluição, dentre tantos outros.

A meta de redução da

mortalidade no trânsito brasileiro,

seguindo estritamente a metodologia proposta pelas Nações Unidas, tornou-se

obsoleta e pouco ambiciosa, já que houve uma frustração da perspectiva de crescimento econômico do país. O OBSERVATÓRIO propõe que seja mantida a

interpretação que os ativistas em defesa da vida no trânsito sempre tiveram, ou seja, redução

de 50% sobre o número de mortes por

acidentes de trânsito em 2010, que foi de 42.844.

Sendo assim, temos que envidar todos o esforços para que cheguemos a 2020 com

um número inferior a 21.422 mortes em decorrência do trânsito.

Em 2020, com mais de

20 mil mortos, ainda não haverá razão para comemorar, mas isso dará forças e

esperança a todos que trabalham por um trânsito seguro no Brasil, para

continuarem cobrando ações efetivas das autoridades, mostrando que é possível

estabelecer metas ambiciosas e promover um trabalho sério, voltado à na

segurança viária, para alcançá-las. Afinal, todo o esforço possível ainda é

pouco quando o objetivo final é salvar vidas.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.