Matérias

Agenda Positiva aborda “condutores e pedestres”, em novembro

Escrito por Portal ONSV

03 NOV 2015 - 09H34

Pedestre é o segmento mais exposto aos riscos no trânsito

Mais de 8200 pedestres morreram no trânsito em 2013, no Brasil – o número representa mais de 25% de todos os óbitos registrados nas vias e rodovias do país (cerca de 42,2 mil). Muitas vidas poderiam ser poupadas se a relação entre condutores e pedestres fosse pautada por comportamentos mais seguros e por mais solidariedade no compartilhamento desse espaço.

Por um lado existe muita distração; por outro, muita pressa e muito desrespeito. E quando o excesso impera, quem perde sempre é o pedestre, mais vulnerável no trânsito.

Neste mês de novembro, a Agenda Positiva do Maio Amarelo quer debater essa relação “condutores e pedestres”, apontando atitudes simples para ambos que podem ajudar a mudar o cenário de disputa, que resulta em violência no trânsito.

O condutor deve sempre se manter atento e reduzir a velocidade"" em áreas com grande fluxo de pedestres; nas faixas e travessias, aguardar com paciência que o pedestre conclua o trajeto, mesmo que o semáforo feche para o pedestre; sinalizar suas intenções e fazer manobras cuidadosas onde há circulação de pessoas. Na relação com idosos, gestantes, obesos e crianças em deslocamentos, a atenção e paciência devem ser redobradas. Enfim, tudo pode se resumir em agir com urbanidade com esse público e dar a preferência ao pedestre, sempre!

Mas existe uma boa parte que também cabe ao pedestre: ficar atento nos deslocamentos e ao seu redor nos trajetos; agir para ser visto pelos condutores, evitando travessias em curvas e esquinas; fazer travessias na faixa de pedestre; evitar usar o celular nos deslocamentos e sempre optar por escolhas seguras. A síntese de um comportamento mais seguro para o pedestre é não se arriscar, nunca!

Baixe as peças do mês de novembro clicando aqui.

Mais sobre a Agenda

A Agenda Positiva nasceu dentro do Movimento Maio Amarelo como uma estratégia de colocar os principais temas do trânsito na agenda da sociedade. Todo mês, propomos um novo tema para a reflexão e busca de soluções para a construção de um trânsito mais humano e seguro. Trabalhe o tema do mês com seu público; assim, juntos vamos salvar vidas!

Assista ao vídeo educativo desse mês:

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.