OBSERVATÓRIO | Agenda Positiva aborda “condutores e pedestres”, em novembro
15175
post-template-default,single,single-post,postid-15175,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Agenda Positiva aborda “condutores e pedestres”, em novembro

Agenda Positiva aborda “condutores e pedestres”, em novembro

Pedestre é o segmento mais exposto aos riscos no trânsito

Mais de 8200 pedestres morreram no trânsito em 2013, no Brasil – o número representa mais de 25% de todos os óbitos registrados nas vias e rodovias do país (cerca de 42,2 mil). Muitas vidas poderiam ser poupadas se a relação entre condutores e pedestres fosse pautada por comportamentos mais seguros e por mais solidariedade no compartilhamento desse espaço.

Por um lado existe muita distração; por outro, muita pressa e muito desrespeito. E quando o excesso impera, quem perde sempre é o pedestre, mais vulnerável no trânsito.

Neste mês de novembro, a Agenda Positiva do Maio Amarelo quer debater essa relação “condutores e pedestres”, apontando atitudes simples para ambos que podem ajudar a mudar o cenário de disputa, que resulta em violência no trânsito.

O condutor deve sempre se manter atento e reduzir a velocidade em áreas com grande fluxo de pedestres; nas faixas e travessias, aguardar com paciência que o pedestre conclua o trajeto, mesmo que o semáforo feche para o pedestre; sinalizar suas intenções e fazer manobras cuidadosas onde há circulação de pessoas. Na relação com idosos, gestantes, obesos e crianças em deslocamentos, a atenção e paciência devem ser redobradas. Enfim, tudo pode se resumir em agir com urbanidade com esse público e dar a preferência ao pedestre, sempre!

Mas existe uma boa parte que também cabe ao pedestre: ficar atento nos deslocamentos e ao seu redor nos trajetos; agir para ser visto pelos condutores, evitando travessias em curvas e esquinas; fazer travessias na faixa de pedestre; evitar usar o celular nos deslocamentos e sempre optar por escolhas seguras. A síntese de um comportamento mais seguro para o pedestre é não se arriscar, nunca!

Baixe as peças do mês de novembro clicando aqui.

Mais sobre a Agenda

A Agenda Positiva nasceu dentro do Movimento Maio Amarelo como uma estratégia de colocar os principais temas do trânsito na agenda da sociedade. Todo mês, propomos um novo tema para a reflexão e busca de soluções para a construção de um trânsito mais humano e seguro. Trabalhe o tema do mês com seu público; assim, juntos vamos salvar vidas!

Assista ao vídeo educativo desse mês:

Sem comentários

Escreva um comentário