Dois alunos do terceiro ano do curso de Direito, da Fundação Getúlio Vargas (FGV, São Paulo) estiveram nesta sexta (08.11) no Observatório Nacional de Segurança Viária para gravar uma entrevista para um projeto da faculdade da disciplina de Sociologia Jurídica.
O projeto é sobre o excesso de skatistas em vias públicas em um determinado bairro da cidade de São Paulo. Um conflito gerado entre os moradores do bairro e os praticantes desse esporte radical é o objetivo do estudo de Liliana Guimarães e Luís Filipe Azevedo Silva. Eles entrevistaram o Diretor Presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho, para um documentário que será exibido na universidade.
O conflito entre esses dois usuários das vias públicas chamou a atenção de Luis que resolveu buscar na sociologia e também nos conceitos de utilização do espaço público uma alternativa para entender qual lado está correto. “A proposta dos moradores de se mobilizarem para elaborar um abaixo-assinado, me fez pensar de quem é o direito de transitar ou até, se há alguém que não pode fazer isso”, explicou o estudante.
A entrevista, que durou cerca de 40 minutos, vai mediar o conflito e mostrar que todos têm o mesmo direito sobre as vias. Para o diretor presidente do Observatório, “o importante é praticar o exercício da civilidade, da cidadania e do respeito com todos os indivíduos que utilizam as ruas, avenidas e rodovias de todo país”, conclui Ramalho.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.