Matérias

Atenção ao sistema de freios; ele é fundamental para a segurança

Escrito por Portal ONSV

06 OUT 2016 - 13H38

Nível do fluido, funcionamento do pedal e eventuais rangidos ou chiados permitem avaliar se sistema está ou não de acordo

Já imaginou estar conduzindo um veículo numa ladeira, num declive, ou mesmo em uma via, quando uma circunstância inesperada o obriga a frear rapidamente e você se dá conta de que o sistema de freios não obedece ao comando dado? Esse é um exemplo de situação pela qual é melhor não passar tendo em vista que um dos principais itens de segurança dos veículos é o sistema de freios.

Sendo assim, para evitar a ocorrência de acidentes que podem gerar consequências gravíssimas, é melhor estar sempre atento às condições do sistema de freios. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV destaca os cuidados que todo condutor consciente de suas responsabilidades, que defende a prática da direção segura e quer preservar vida, deve tomar.

“Estar atento ao nível do fluido de freio, ao funcionamento do pedal e a eventuais chiados ou rangidos permite avaliar se o sistema está ou não de acordo”, destaca Renato Campestrini, gerente técnico do OBSERVATÓRIO. Ele lembra que em poucos minutos uma verificação, preferencialmente com o motor em funcionamento, pode ser realizada e evitar sérias consequências.

Entre os itens que devem ser checados, ressalta o gerente, constam:

. Nível de fluído, que deve estar na medida entre o cheio e o mínimo.

. Notar até que ponto o pedal do freio desce sem encontrar resistência; ele não deve ficar muito próximo do assoalho.

. Durante a checagem, pise com força no pedal e mantenha pressão para verificar se ele se move ou cede enquanto é pressionado. Se ceder é necessário que um técnico seja consultado.

. Bombeie o pedal de freio rapidamente. Ele deve retornar à mesma posição. Caso venha a retornar mais alto, pode ser que haja ar no sistema.

. Ruídos e chiados vindos das rodas podem indicar problemas nos freios.

. Vibrações anormais ou mudanças na sensibilidade do pedal indicam ar no sistema hidráulico.

. Durante a frenagem, o veículo não deve “puxar” para nenhum lado.

Os veículos, atualmente, possuem duplo circuito hidráulico, separados um do outro de forma a minimizar os riscos de falha total no sistema de freios.

Ainda assim, na possibilidade d isso vir a ocorrer, o condutor deve manter a calma, tentar acionar de forma suave, lentamente o freio de estacionamento, também chamado de “freio de mão”, até parar o veículo.

Também contribui para parar o veículo, reduzir as marchas gradativamente, utilizando o freio motor.

No caso de nada disso surtir efeito, o condutor deve buscar reduzir a velocidade raspando o veículo em defensas metálicas ou de concreto, ou ainda em paredes, desde que não coloque diretamente a vida de outras pessoas em risco.

Na hipótese do impacto ser inevitável, solte o volante do veículo e tire os pés dos pedais para minimizar lesões.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.