Pode parecer simples, mas para muitos não é. A baliza é uma das manobras que mais exige habilidade dos condutores. Durante as aulas nos CFCs - Centros de Formação de Condutores, ela chega a ser um terror para os iniciantes; sendo uma das principais responsáveis por reprovações ou perdas de pontos na hora das provas de direção. Mesmo depois de conquistar a Carteira Nacional de Habilitação, tem muita gente que desiste de tentar executar essa manobra, fugindo de situações nas quais têm que estacionar o carro em vagas nas ruas, entre dois veículos.
Para lidar bem com essa situação, lembre-se sempre que a baliza é uma manobra que requer tempo. Não se desespere na hora de executá-la porque existem carros na rua, esperando você entrar. Essa manobra não pode e não deve ser feita em alta velocidade, pois é preciso checar o espaço, olhar os retrovisores e seguir alguns passos para que tudo saia bem.
Para fazer a baliza, sem estresse, siga essas orientações:
É claro que em algumas áreas como as de grande circulação, a atenção precisa ser redobrada e a manobra não deve ser demasiadamente demorada para evitar parar o trânsito por muito tempo – aqui, vale o bom-senso mais uma vez. Se você está ainda inseguro para executar essa manobra, procure espaços mais calmos, até se sentir treinado.
O outro lado - Agora, se você condutor está diante de alguém fazendo baliza, procure não fazer pressão, pois só atrapalha; e pode fazer com que o outro motorista demore ainda mais para fazer a manobra. Compartilhar o trânsito exige paciência com os demais motoristas, é sempre bom lembrar. Uma dose de urbanidade contribui para que a paz no trânsito seja uma realidade.
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.