Loader
Começa o Maio Amarelo, mês de prevenção aos acidentes de trânsito
18540
post-template-default,single,single-post,postid-18540,single-format-standard,bridge-core-2.3.6,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-22.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive

Começa o Maio Amarelo, mês de prevenção aos acidentes de trânsito

Começa o Maio Amarelo, mês de prevenção aos acidentes de trânsito

Você já parou para pensar do que é feito o trânsito? Mais do que veículos, barulho e congestionamentos, o trânsito é feito de pessoas. E as pessoas merecem respeito. São as pessoas que se ferem e muitas vezes, num ato impensado, matam no trânsito. Por isso, o alerta proposto pelo tema deste ano do Movimento Maio Amarelo: “Nós somos o trânsito”. E assim começa mais um Maio Amarelo, movimento da sociedade e para a sociedade que visa alertar sobre a importância do trabalho de prevenção dos acidentes de trânsito.

O Movimento Maio Amarelo tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária na esteira da determinação da  Assembleia-Geral das Nações Unidas  (ONU) que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito,  o Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Ações do Maio Amarelo são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 26 países nos cinco continentes.

Nós somos o trânsito!

Em sua quinta edição, o Movimento Maio Amarelo, mais uma vez, está direcionado à importância da conscientização de cada um para o trânsito mais seguro, responsabilizando cada um de nós, sejamos motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres, para as atitudes conscientes e de preservação da vida.

O “Nós somos o trânsito” foi aprovado pelo Contran e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, conjuntamente com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), criaram uma campanha publicitária composta de vídeos, spots de rádio e materiais para impressos e redes sociais, entre outros, para serem utilizados por qualquer empresa, entidade ou município, em ações de educação para o trânsito.

Conheça aqui o conteúdo completo da campanha, que pode ser baixado e compartilhado sem custos: https://www.maioamarelo.com/2018-nos-somos-o-transito/

13 Comments
  • Pingback:IN Trânsito COMEÇA O MAIO AMARELO, MÊS DE PREVENÇÃO AOS ACIDENTES DE TRÂNSITO
    Posted at 15:37h, 15 maio Responder

    […] Fonte: ONSV […]

  • Pingback:COMEÇA O MAIO AMARELO, MÊS DE PREVENÇÃO AOS ACIDENTES DE TRÂNSITO | Raul
    Posted at 20:06h, 15 maio Responder

    […] Fonte: ONSV […]

  • Reginaldo Frigeri Martins
    Posted at 13:28h, 21 novembro Responder

    Bom dia o Maio Amarelo ótima iniciativa, mas ainda falta comprometimento de todas prefeituras e órgãos governamentais para uma realização perfeita de conscientização. isso falta muito ainda.

  • BENEDITO LUIS DE FRANÇA
    Posted at 17:08h, 23 novembro Responder

    Começa o Maio Amarelo, mês de prevenção aos acidentes de trânsito.

    Conforme muito bem falou em uma das aulas do curso de OBSERVADORES CERTIFICADOS, o Dr. José Aurélio Ramalho e o ONSV querem que o TRÂNSITO seja tão disseminado, estudado e divulgado e conhecido pelas crianças e Cidadãos Brasileiros, como já ocorre hoje com o tema MEIO AMBIENTE. E isso é simplesmente fantástico, pois o TRÂNSITO ou o fornecimento de SEGURANÇA E EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO geram VIDAS. Eu também apoio não somente o MAIO AMARELO, mas como todos os projetos, iniciativas e ações que visem a SEGURANÇA NO TRÂNSITO.
    O tema “NÓS SOMOS O TRÂNSITO” foi fantástico, pois todos nós temos as nossas responsabilidades e deveres para com um trânsito cada vez mais seguro e humano, todos tem direito a um trânsito seguro. Vejamos o que diz a nossa legislação maior do trânsito:

    LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997 – Institui o Código de Trânsito Brasileiro:

    Art. 1º O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código.

    § 1º Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

    § 2º O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.

    § 3º Os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.

    § 4º (VETADO)

    § 5º Os órgãos e entidades de trânsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito darão prioridade em suas ações à defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio-ambiente.

    Concluindo, O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito – SNT. Todos (as) os (as) CIDADÃOS (ÃS) BRASILEIROS devem exigir um trânsito em condições seguras, exigir EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. exigir a efetivação da educação para o trânsito nas escolas (PROJETO EDUCA).

  • Abimadabe Vieira
    Posted at 11:38h, 25 novembro Responder

    O Maio Amarelo certamente vem contribuindo para minimizar as mortes e as lesões no trânsito, abrangendo mais de 500 cidades e 27 países consolidando sua independência, a qual é considerada a pedra angular do seu desenvolvimento na qualidade de ONG. Além disso, é responsável por mobilizar instituições públicas, empresas e acima de tudo, a população, com a missão de preservar a incolumidade da sociedade no trânsito.

  • Priscila Uliana Albarice
    Posted at 02:37h, 16 dezembro Responder

    Campanha necessária e que deve ser cada vez mais divulgada para o fim de alcançar cada cidadão, afinal todos nós somos o trânsito.

  • Beatriz Rocha Araujo
    Posted at 12:43h, 16 dezembro Responder

    Maio Amarelo é um movimento muito importante pois além de conscientizar a população para dirigir de forma adequada segura também reflete sobre estes aspectos com os motoristas através de campanhas.

  • GUSTAVO VIANNA WEBER
    Posted at 14:12h, 26 julho Responder

    Desde seu início, a Campanha do MAIO AMARELO só tem a receber elogios.
    Essa Campanha em destaque foi muito importante para diversas Empresas iniciarem seu Caminho na prevenção e fazer com que a informação chegasse mais longe. Lembro que o ano de 2018 foi muito bom para o projeto e fez com que surgissem olhares e esses fossem direcionados para a necessidade da conscientização de todos nós.
    Atenção e respeito pela vida deveria ser algo intrínseco e que cultivar isso não é só uma necessidade mas um valor do ser humano.
    A vida em comunidade não é a mesma do que há alguns anos, principalmente em nossas ruas, onde cruzam nosso caminho a mais de 100km/h e, sem nem mesmo sabermos quem são, podem nos levar o que mais importa, nossa vida.

  • Lucélia Rossi
    Posted at 17:22h, 06 agosto Responder

    O movimento Maio Amarelo vêm realmente alcançando seu objetivo, qual seja conscientizar a sociedade do elevado número de mortes no trânsito. Embora o CTB traz que o trânsito é composto por veículos, animais e pedestres, são exatamente as pessoas protagonistas principais. Um veiculo não se locomove sozinho a não ser que seja dirigido por um condutor, claro que existente os fatores mecânicos que não podemos menosprezar de forma alguma, mas sem sombra de dúvidas que dentre os três principais protagonistas do trânsito “pessoas” é o mais relevante. O movimento Maio Amarelo mobiliza exatamente a parte mais importante deste cenário,uma vez que a sociedade esta engajada na causa ela consegue contribuir de várias formas para que esse movimento alcance cada dia mais o seu objetivo. ,

  • Fabia Meireles Veras Oliveira
    Posted at 15:43h, 11 setembro Responder

    O campanha maio amarelo priorizar a prevenção de acidentes, por meio das ações de educação, engenharia e fiscalização, não só ampliou como, também, atualizou a concepção de segurança no transito, inserindo-a no âmbito da segurança pública, ao discipliná-la em nossa cultura. Logo, de forma semelhante, a segurança no transito configura não só dever do Estado, mas também ao mesmo tempo, uma obrigação de todos, sendo imprescindível a participação social na constituição de um trânsito mais seguro.

Post A Comment