OBSERVATÓRIO | Começa o Maio Amarelo, mês de prevenção aos acidentes de trânsito
18540
post-template-default,single,single-post,postid-18540,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Começa o Maio Amarelo, mês de prevenção aos acidentes de trânsito

Começa o Maio Amarelo, mês de prevenção aos acidentes de trânsito

Você já parou para pensar do que é feito o trânsito? Mais do que veículos, barulho e congestionamentos, o trânsito é feito de pessoas. E as pessoas merecem respeito. São as pessoas que se ferem e muitas vezes, num ato impensado, matam no trânsito. Por isso, o alerta proposto pelo tema deste ano do Movimento Maio Amarelo: “Nós somos o trânsito”. E assim começa mais um Maio Amarelo, movimento da sociedade e para a sociedade que visa alertar sobre a importância do trabalho de prevenção dos acidentes de trânsito.

O Movimento Maio Amarelo tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária na esteira da determinação da  Assembleia-Geral das Nações Unidas  (ONU) que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito,  o Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Ações do Maio Amarelo são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 26 países nos cinco continentes.

Nós somos o trânsito!

Em sua quinta edição, o Movimento Maio Amarelo, mais uma vez, está direcionado à importância da conscientização de cada um para o trânsito mais seguro, responsabilizando cada um de nós, sejamos motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres, para as atitudes conscientes e de preservação da vida.

O “Nós somos o trânsito” foi aprovado pelo Contran e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, conjuntamente com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), criaram uma campanha publicitária composta de vídeos, spots de rádio e materiais para impressos e redes sociais, entre outros, para serem utilizados por qualquer empresa, entidade ou município, em ações de educação para o trânsito.

Conheça aqui o conteúdo completo da campanha, que pode ser baixado e compartilhado sem custos: https://www.maioamarelo.com/2018-nos-somos-o-transito/

10 Comentários
  • Reginaldo Frigeri Martins
    Postado às 13:28h, 21 novembro Responder

    Bom dia o Maio Amarelo ótima iniciativa, mas ainda falta comprometimento de todas prefeituras e órgãos governamentais para uma realização perfeita de conscientização. isso falta muito ainda.

  • BENEDITO LUIS DE FRANÇA
    Postado às 17:08h, 23 novembro Responder

    Começa o Maio Amarelo, mês de prevenção aos acidentes de trânsito.

    Conforme muito bem falou em uma das aulas do curso de OBSERVADORES CERTIFICADOS, o Dr. José Aurélio Ramalho e o ONSV querem que o TRÂNSITO seja tão disseminado, estudado e divulgado e conhecido pelas crianças e Cidadãos Brasileiros, como já ocorre hoje com o tema MEIO AMBIENTE. E isso é simplesmente fantástico, pois o TRÂNSITO ou o fornecimento de SEGURANÇA E EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO geram VIDAS. Eu também apoio não somente o MAIO AMARELO, mas como todos os projetos, iniciativas e ações que visem a SEGURANÇA NO TRÂNSITO.
    O tema “NÓS SOMOS O TRÂNSITO” foi fantástico, pois todos nós temos as nossas responsabilidades e deveres para com um trânsito cada vez mais seguro e humano, todos tem direito a um trânsito seguro. Vejamos o que diz a nossa legislação maior do trânsito:

    LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997 – Institui o Código de Trânsito Brasileiro:

    Art. 1º O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código.

    § 1º Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

    § 2º O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.

    § 3º Os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.

    § 4º (VETADO)

    § 5º Os órgãos e entidades de trânsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito darão prioridade em suas ações à defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio-ambiente.

    Concluindo, O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito – SNT. Todos (as) os (as) CIDADÃOS (ÃS) BRASILEIROS devem exigir um trânsito em condições seguras, exigir EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. exigir a efetivação da educação para o trânsito nas escolas (PROJETO EDUCA).

  • Abimadabe Vieira
    Postado às 11:38h, 25 novembro Responder

    O Maio Amarelo certamente vem contribuindo para minimizar as mortes e as lesões no trânsito, abrangendo mais de 500 cidades e 27 países consolidando sua independência, a qual é considerada a pedra angular do seu desenvolvimento na qualidade de ONG. Além disso, é responsável por mobilizar instituições públicas, empresas e acima de tudo, a população, com a missão de preservar a incolumidade da sociedade no trânsito.

  • Priscila Uliana Albarice
    Postado às 02:37h, 16 dezembro Responder

    Campanha necessária e que deve ser cada vez mais divulgada para o fim de alcançar cada cidadão, afinal todos nós somos o trânsito.

  • Beatriz Rocha Araujo
    Postado às 12:43h, 16 dezembro Responder

    Maio Amarelo é um movimento muito importante pois além de conscientizar a população para dirigir de forma adequada segura também reflete sobre estes aspectos com os motoristas através de campanhas.

Escreva um comentário