Loader
Dia do Ciclista é tema de webinar com o Denatran
25374
post-template-default,single,single-post,postid-25374,single-format-standard,bridge-core-2.3.6,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-22.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive

Dia do Ciclista é tema de webinar com o Denatran

Dia do Ciclista é tema de webinar com o Denatran

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) promoveu, ontem (19) a webinar “O Ciclista e a Mobilidade Urbana”. A videoconferência teve como objetivo o debate, a reflexão e instigar a adoção de um comportamento mais cuidados na população junto a quem pedala.

A videoconferência contou com a presença de Marcello da Costa, secretário Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), do diretor geral do Denatran, Frederico Carneiro; e de especialistas em mobilidade urbana e ciclismo, entre eles, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho.

Com o tema “As ciclovias e ciclofaixas: origens, destinos e como usar”, Ramalho argumentou sobre o atual panorama nacional, que envolve a pandemia e os meios de transporte público. O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, pontuou sobre a participação da instituição como membro do ECOSOC (Conselho Econômico e Social) da ONU (Organização das Nações Unidas) e também da Aliança Global de Organizações Não Governamentais de Segurança Viária e, sobre a chancela da Unesco para o projeto Maio Amarelo.

 O presidente do OBSERVATÓRIO argumentou sobre a migração da população, no pós-pandemia, em busca de outros modais e como esse será um desafio relevante para as bicicletas. Ramalho ressaltou a participação da instituição e da cidade de Indaiatuba – única não capital, na América Latina -, no programa Vision Zero e, como esse será um passo importante para desenvolver a modalidade e a segurança do ciclista.

“Numa primeira observação dentro do Programa Vision Zero, eles colocam a bicicleta no centro da análise no caso, buscam parametrizar todos os aspectos que envolvem a segurança do ciclista. Tudo isso será desenvolvido e esse projeto, nós faremos aqui com a prefeitura de Indaiatuba, então, essa capacitação que nós faremos aqui, certamente será compartilhada com todo o Sistema Nacional de Trânsito”.

Durante o debate, foi colocado em pauta a necessidade de criação de novas ciclovias ou lugares específicos para a circulação de ciclistas na cidade. “O maior problema que o ciclista enfrenta no trânsito é a ausência de um lugar seguro para pedalar. O Denatran entende que, com esses espaços segregados e protegidos, a maioria dos acidentes seria evitada”, ressaltou o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro.

Assista à gravação da live:

1 Comment

Post A Comment