Matérias

Dia do Ciclista é tema de webinar com o Denatran

Escrito por Portal ONSV

20 AGO 2020 - 12H57

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) promoveu, ontem (19) a webinar “O Ciclista e a Mobilidade Urbana”. A videoconferência teve como objetivo o debate, a reflexão e instigar a adoção de um comportamento mais cuidados na população junto a quem pedala.

A videoconferência contou com a presença de Marcello da Costa, secretário Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), do diretor geral do Denatran, Frederico Carneiro; e de especialistas em mobilidade urbana e ciclismo, entre eles, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho.

Com o tema “As ciclovias e ciclofaixas: origens, destinos e como usar”, Ramalho argumentou sobre o atual panorama nacional, que envolve a pandemia e os meios de transporte público. O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, pontuou sobre a participação da instituição como membro do ECOSOC (Conselho Econômico e Social) da ONU (Organização das Nações Unidas) e também da Aliança Global de Organizações Não Governamentais de Segurança Viária e, sobre a chancela da Unesco para o projeto Maio Amarelo.

 O presidente do OBSERVATÓRIO argumentou sobre a migração da população, no pós-pandemia, em busca de outros modais e como esse será um desafio relevante para as bicicletas. Ramalho ressaltou a participação da instituição e da cidade de Indaiatuba – única não capital, na América Latina -, no programa Vision Zero e, como esse será um passo importante para desenvolver a modalidade e a segurança do ciclista.

“Numa primeira observação dentro do Programa Vision Zero, eles colocam a bicicleta no centro da análise no caso, buscam parametrizar todos os aspectos que envolvem a segurança do ciclista. Tudo isso será desenvolvido e esse projeto, nós faremos aqui com a prefeitura de Indaiatuba, então, essa capacitação que nós faremos aqui, certamente será compartilhada com todo o Sistema Nacional de Trânsito”.

Durante o debate, foi colocado em pauta a necessidade de criação de novas ciclovias ou lugares específicos para a circulação de ciclistas na cidade. “O maior problema que o ciclista enfrenta no trânsito é a ausência de um lugar seguro para pedalar. O Denatran entende que, com esses espaços segregados e protegidos, a maioria dos acidentes seria evitada”, ressaltou o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro.

Assista à gravação da live:

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_video link="https://youtu.be/Csm0NVJ7rLE"][/vc_column][/vc_row]

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.