Matérias

Dicas para viagem segura durante a noite

Escrito por Portal ONSV

15 MAR 2017 - 09H16

OBSERVATÓRIO elenca seis atitudes que não devem ser esquecidas pelas pessoas que gostam (ou precisam) de viajar no período noturno

Tranquilidade, silêncio nas estradas, temperatura mais agradável, menor fluxo de veículos e risco de engarrafamento bem reduzido. Viajar durante a noite tem mesmo muitas vantagens.  Mas tem, também, desvantagens como a baixa visibilidade, que é um fator de risco para acidentes, e menor segurança.  Lembre-se, ainda,  que a visão periférica é reduzida durante a noite, assim como a capacidade de avaliar distâncias.

Se, apesar disso, você considerar as vantagens como preponderantes e preferir mesmo viajar durante a noite, considere algumas dicas que o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária elenca abaixo para uma viagem segura e dirija sempre de modo responsável, priorizando não apenas a sua vida, como também a de quem transporta e, ainda, dos que compartilham as vias com você:

  • Esteja descansado ao sair de casa. Procure dormir bem antes de iniciar a viagem.

  • É aconselhável conhecer bem o roteiro para ter ciência dos trechos que podem oferecer riscos e os que são seguros.

  • Se a viagem for longa, planeje as paradas que terá de fazer para descanso.

  • Verifique, antes de sair, as condições mecânicas de seu carro. Faça um check-up em faróis, setas, limpador de para-brisa, pneus, freios, estepe, triângulo, macaco, etc. O para-brisa deve estar limpo por dentro e por fora e todos os itens de segurança devem estar em perfeito funcionamento.

  • Não esqueça de abastecer seu veículo, já que, se representa transtorno durante o dia, uma pane seca à noite é ainda pior.

  • Nunca pare no acostamento. Não é seguro, e você ainda corre o risco de provocar um acidente. Em ande parte das rodovias brasileiras existe postos de combustíveis em distâncias regulares nos quais é possível estacionar o veículo, comer, tomar um café e descansar.  Há, ainda, os refúgios especialmente criados para paradas momentâneas, são mais seguros e pensados para este fim.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.