Pelo menos 22 mil motoristas foram flagrados nas rodovias brasileiras nos primeiros seis meses deste ano com falta de atenção ao volante ou pelo uso do celular. Os dados são da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que aponta o montante como altamente preocupante, já que atenção e concentração são requisitos fundamentais aos que conduzem veículos.
Usar o celular para conversas ou troca de mensagens enquanto dirige é um risco, já que esse comportamento, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) aumenta em até 400% a chance de acidente. Foi para alertar sobre isso que o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) e a PRF lançaram, no dia 23 de julho, a campanha #DesConecta. Trânsito ON. Celular OFF.
Mas, além do uso do celular ao volante, outros comportamentos também devem ser evitados pelo motorista consciente. Por exemplo, comer, beber, maquiar-se ou realizar qualquer outra ação que o distraia da tarefa principal quando está ao volante. Ao fazer qualquer outra atividade o condutor passa a usar uma única mão para dirigir e seu tempo de reação acaba sendo reduzido.
Alguns exemplos ilustram bem os riscos de acidentes. Se o motorista se distrair por 5 segundos na direção, numa velocidade de 60km/h, percorrerá 80 metros de forma cega, sem saber o que está fazendo ou o quê (ou quem) está à sua frente. De igual modo, se estiver a 100km/h, ao acender um cigarro perderá até 2 segundos da sua atenção e terá percorrido distância de 115,9 metros para poder parar o carro, se isso for necessário. Distrair-se para manipular um CD representa três segundos de atenção e 143,7 metros de percurso.
Para contribuir no sentido de que acidentes sejam evitados, o OBSERVATÓRIO recomenda atenção total à direção e aconselha aos motoristas as seguintes posturas:
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.