Empresas de todo o Brasil já contam com uma ferramenta gratuita para avaliar a exposição aos riscos e incentivar melhorias no padrão de segurança viária, internamente.
A Ferramenta de Autoavaliação Empresarial em Segurança Viária é resultado de uma parceria entre o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) e do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), que nos últimos meses construíram o instrumento eletrônico e lançaram, também, um Manual de Boas Práticas para apresentar modelos bem- sucedidos de gestão da segurança viária que podem ser replicados pelas empresas de todo o Brasil.
Com a ferramenta, que já pode ser acessada no site das duas entidades, de forma gratuita, as empresas poderão avaliar a exposição aos riscos no transporte de suas equipes e cargas e buscar soluções para reduzir os acidentes nos deslocamentos; e, por consequência, todos os custos resultantes dessa situação.
Tanto a ferramenta quanto o Manual foram lançados em 18 de novembro, na 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança Viária, em Brasília.
De acordo com as duas entidades, 10% das mortes no trânsito no Brasil acontecem em deslocamentos a serviço; e o país, segundo ranking mundial da OMS (Organização Mundial de saúde), ocupa o quarto lugar em acidentes de trânsito, totalizando mais de 42 mil mortes em 2013, de acordo com o Ministério da Saúde.
A ferramenta permite que as empresas possam avaliar as situações pré, durante e pós-acidente, analisando o comportamento humano (os condutores), o veículo e o ambiente (as condições viárias); e, assim, buscar alternativas para redução dos prejuízos de toda ordem.
Vale destacar que as empresas terão inúmeros benefícios com a ferramenta, uma vez que poderão encontrar soluções para a redução de mortes e lesões de colaboradores, aumento de produtividade, redução de afastamentos dos acidentados, redução de acidentes ambientais no caso de cargas perigosas; diminuição das perdas de cargas; enfim, de uma série de prejuízos que a segurança viária pode impedir.
Além da ferramenta, as entidades construíram juntos um Manual de Boas Práticas que poderá servir de referência para que as empresas também busquem modelos que podem ser aplicados na sua realidade. São apresentados modelos nacionais e internacionais.
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.