Matérias

Esteja atento ao que as pistas exigem do veículo durante viagens

Escrito por Portal ONSV

23 FEV 2017 - 13H18

No momento da revisão mecânica, o ideal é observar condições dos componentes que serão exigidos em cada tipo de via

Feriados no Brasil, tanto quanto dias de descanso, significam também período para viagens. Não é raro aproveitá-los para viajar, o que faz as rodovias, em especial as que conduzem ao Litoral, registrarem número excessivo de veículos.

Motorista responsável sabe que, além dos cuidados e do respeito às regras de trânsito, deve estar atento também às condições das pistas por onde passará, já que algumas apresentam melhor pavimentação que outras e há, ainda, as que possuem buracos, curvas. Sem contar que, especialmente quem viaja em direção ao Litoral, terá de transitar por serras.

Isso deve ser considerado no momento em que faz a revisão mecânica do veículo para a viagem, já que cada tipo de pista exige respostas diferenciadas dos veículos.

Nas bem pavimentadas, por exemplo, é fundamental que o veículo esteja alinhado e balanceado, caso contrário seu condutor poderá ter de corrigir a trajetória do veículo durante a viagem inteira, uma vez que ele tenderá a ‘puxar’ para um dos lados da pista.

Também, em período de chuvas, há risco de aquaplanagem. Portanto, o veículo deve estar em condições que garantam uma boa aderência na pista. Embora pistas assim convidem a acelerar, é bom lembrar-se de nunca exceder o limite de velocidade fixado.

Em pistas esburacadas e mal pavimentadas, no momento da revisão do veículo, é fundamental a atenção aos pivôs, terminais de direção, buchas das bandejas, molas e amortecedores. Se houver qualquer trinca, por menor que seja, em algum desses componentes, há risco de um grave acidente.

O condutor poderá, ainda, perder o controle do veículo no caso de ocorrer quebra de um pivô ou terminal de direção. Não se esqueça de revisar também as palhetas e o detergente na água do reservatório do limpador de para-brisa para estar preparado para os casos de neblina. Verifique o ar-condicionado do carro, pois em período de férias os engarrafamentos são comuns.

Se para chegar ao seu destino tiver de subir e descer as serras, os componentes do veículo que merecem uma boa revisão são o sistema de arrefecimento, responsável por manter a temperatura do motor em torno dos 90 graus; de embreagem e das correias.

Amortecedores e molas em bom estado de conservação garantirão que você tenha estabilidade nas curvas no caso de, em seu trajeto, tiver de transitar por vias onde elas existam, ou por vias de mão dupla.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.