OBSERVATÓRIO | Evite pontos cegos com o ajuste correto dos espelhos retrovisores
20153
post-template-default,single,single-post,postid-20153,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Evite pontos cegos com o ajuste correto dos espelhos retrovisores

Evite pontos cegos com o ajuste correto dos espelhos retrovisores

É sempre bom lembrar a importância do correto posicionamento dos espelhos retrovisores para evitar acidentes de trânsito. Uma reportagem exibida pelo Jornal Nacional, da TV Globo, em 2008 permanece bastante atual, pois fala sobre o perigo dos acidentes ocasionados por pontos cegos ocasionados pelo mal posicionamento desses itens de segurança nos veículos: https://www.youtube.com/watch?v=3xKz5UmMrjw&list=PLqFpmUXgcca2wlBC2MhDyrizL4hHou-rk&index=1

Dicas para o ajuste perfeito

Existem dicas para um ajuste perfeito dos retrovisores. Você pode seguir esses passos:

– Olhe nos retrovisores laterais, se você visualizar a lateral do seu carro, significa que seus espelhos não estão bem ajustados. Tem muita gente que tem medo de afastar os espelhos laterais e perder informações atrás do carro, o que é errado. Ao afastá-los, o motorista tem mais visão do que está ao lado.

– O motorista deve praticamente encostar sua cabeça no vidro do motorista para ajustar o retrovisor da esquerda. Basta posicioná-lo de forma que só dê para ver o finalzinho da traseira do seu carro no espelho. Com essa medida, o retrovisor estará bem mais aberto.

– Para o ajuste do retrovisor da direita, incline e alinhe sua cabeça com o centro do carro, bem no meio dos bancos. Posicione o espelho direito de modo que você novamente só consiga ver o finalzinho da traseira do carro pelo retrovisor do passageiro.

– Para o ajuste do espelho interno, basta centralizá-lo, vendo o centro do vidro traseiro.

Seguindo essas orientações, você perceberá que o campo de visão de todos os espelhos permitirá que você veja que um carro que venha ultrapassá-lo vai aparecer sempre primeiro no centro do seu espelho interno. Quando ele for se aproximando, ele poderá ser visto pelo lado esquerdo ainda do espelho interno e ao mesmo tempo, na ultrapassagem, ele começa a aparecer no retrovisor externo esquerdo. Isso revela a redução de pontos cegos, pois é o melhor ajuste.

5 Comentários

Escreva um comentário