OBSERVATÓRIO | Evite pontos cegos com o ajuste correto dos espelhos retrovisores
20153
post-template-default,single,single-post,postid-20153,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Evite pontos cegos com o ajuste correto dos espelhos retrovisores

Evite pontos cegos com o ajuste correto dos espelhos retrovisores

É sempre bom lembrar a importância do correto posicionamento dos espelhos retrovisores para evitar acidentes de trânsito. Uma reportagem exibida pelo Jornal Nacional, da TV Globo, em 2008 permanece bastante atual, pois fala sobre o perigo dos acidentes ocasionados por pontos cegos ocasionados pelo mal posicionamento desses itens de segurança nos veículos: https://www.youtube.com/watch?v=3xKz5UmMrjw&list=PLqFpmUXgcca2wlBC2MhDyrizL4hHou-rk&index=1

Dicas para o ajuste perfeito

Existem dicas para um ajuste perfeito dos retrovisores. Você pode seguir esses passos:

– Olhe nos retrovisores laterais, se você visualizar a lateral do seu carro, significa que seus espelhos não estão bem ajustados. Tem muita gente que tem medo de afastar os espelhos laterais e perder informações atrás do carro, o que é errado. Ao afastá-los, o motorista tem mais visão do que está ao lado.

– O motorista deve praticamente encostar sua cabeça no vidro do motorista para ajustar o retrovisor da esquerda. Basta posicioná-lo de forma que só dê para ver o finalzinho da traseira do seu carro no espelho. Com essa medida, o retrovisor estará bem mais aberto.

– Para o ajuste do retrovisor da direita, incline e alinhe sua cabeça com o centro do carro, bem no meio dos bancos. Posicione o espelho direito de modo que você novamente só consiga ver o finalzinho da traseira do carro pelo retrovisor do passageiro.

– Para o ajuste do espelho interno, basta centralizá-lo, vendo o centro do vidro traseiro.

Seguindo essas orientações, você perceberá que o campo de visão de todos os espelhos permitirá que você veja que um carro que venha ultrapassá-lo vai aparecer sempre primeiro no centro do seu espelho interno. Quando ele for se aproximando, ele poderá ser visto pelo lado esquerdo ainda do espelho interno e ao mesmo tempo, na ultrapassagem, ele começa a aparecer no retrovisor externo esquerdo. Isso revela a redução de pontos cegos, pois é o melhor ajuste.

1Comentário
  • BENEDITO LUIS DE FRANÇA
    Postado às 16:00h, 16 janeiro Responder

    Evite pontos cegos com o ajuste correto dos espelhos retrovisores

    O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV está de PARABÉNS pelo texto/ artigo, bem como a emissora de televisão que produziu a referida reportagem no ano de 2008. Evitar os PONTOS CEGOS é fundamental para evitarmos ocorrência/ registros de acidentes de trânsito e os ESPELHOS RETROVISORES devem corretamente utilizados/ posicionados pelos motoristas.
    Na verdade, todos (as) os (as) motoristas, antes de conduzirem um determinado veículo automotor, deveria de forma antecipada, primeiramente fazer uma leitura completa do MANUAL DO PROPRIETÁRIO do respectivo veículos, que possuem informações técnicas importantíssimas sobre o veículo.

    Saudações de Paz no Trânsito!

    ENGº. BENEDITO LUIS DE FRANÇA

Escreva um comentário