Matérias

Guardas Municipais de Andradas-MG participam de curso de Agente de Trânsito realizado em parceria com o OBSERVATÓRIO

Escrito por Portal ONSV

08 DEZ 2017 - 10H51

Dentro do Programa Observar da parceria estratégica entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a empresa Pósgraduar/Nova Capacitar, guardas municipais da cidade mineira de Andradas estão recebendo o curso Agente de Trânsito desde o início de novembro.

A formação é prevista pela Portaria 94, de 31 de maio de 2017, do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e é requisito para a atuação dos guardas como agentes após a municipalização do trânsito.

Ao todo são 200 horas de curso que tem os seguintes módulos: Legislação de Trânsito, Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito, Legislação de Trânsito Aplicada, Ética e Cidadania, Psicologia Aplicada, O Papel do Educador e do Agente, Língua Portuguesa, Operação e Fiscalização de Trânsito e Prática Operacional.

O curso está sendo realizado na sede da Uaitec (Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais). Todos os instrutores são guardas municipais com formação ou atuação na área. O módulo de Prática Operacional ocorrerá durante o mês de dezembro, quando os guardas, sob orientação dos instrutores, realizarão blitz educativas pela cidade, aprendendo técnicas de abordagem, práticas de fiscalização e operação.

Para Anderton de Andradas Leoncio, comandante da Guarda Municipal de Andradas, o curso é essencial para qualquer cidade que esteja municipalizando o trânsito. “Com a base curricular completa, que engloba tráfego, fiscalização e educação, tomamos ciência do que é o trânsito para uma melhor atuação e para tentar mudar a realidade, já que a educação no trânsito é muito baixa, e fazer a diferença nas vias é essencial”, disse.

A Pósgraduar e o OBSERVATÓRIO firmaram parceria no 2º semestre de 2017 para promoverem treinamento e especialização a várias categorias que atuam na área de mobilidade. Outras informações podem ser obtidas no endereço: www.posgraduar.com.br.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.