Matérias

Horário de Verão: riscos de acidentes podem aumentar em razão do cansaço

Escrito por Portal ONSV

17 OUT 2016 - 09H44

Até que o relógio biológico se ajuste à mudança, vale redobrar os cuidados durante os trajetos

Muita gente curte o horário de Verão, afinal, dias mais longos são sinônimo de mais horas para aproveitar, sobretudo para praticar exercícios e curtir o lazer. Mas há um grupo que não gosta da mudança porque tem mais dificuldades para se adaptar. Independente de gostar ou não, é preciso, sim, ajustar o relógio biológico; e especialistas dizem que isso pode demorar até uma semana.

Quem acorda muito cedo tem que aumentar o sacrifício; pois vai cair da cama ainda mais de madrugada. E quem costuma dormir tarde, acaba esticando a sua noite nos primeiros dias. O resultado para os dois grupos é aquela sensação de que o corpo está mais cansado do que o normal, porque pode perder aquela preciosa hora de sono. E fazer trajetos cansados seja em veículos ou mesmo à pé pode ampliar a distração e aumentar os riscos de acidentes.

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) faz um alerta: nesta semana de adaptação, procure redobrar os cuidados na direção, pois se junto com o cansaço, o condutor ainda tiver que se apressar para chegar ao seu destino, o perigo será sempre maior.

Assista ao nosso vídeo sobre os riscos de dirigir cansado. E curta a primeira semana do horário de verão com muita segurança.

O OBSERVATÓRIO também destaca dicas para minimizar o cansaço em qualquer período:

  • Faça alongamentos, quando for enfrentar trajetos longos ou congestionados.
  • Mantenha uma boa postura e respire, pois ficar na mesma posição pode levar a dores de cabeça, nas costas e pescoço, e ardência nos olhos; causando irritabilidade e reações inesperadas.
  • A cada uma ou duas horas, faça paradas e também beba água. Quando você faz uma pausa, a tendência é relaxar.
  • Ligue sempre o ar-condicionado em viagens longas para garantir o seu conforto. Procure manter um ambiente agradável no carro, evite discussões, que geram mais estresse e podem desviar sua atenção.
  • Ouvir música pode ajudar a relaxar, mas tome cuidado com o volume que pode distrai-lo ao longo do trajeto;
  • Já para o pedestre, o uso de fones traz riscos enormes de atropelamentos.
  • Também evite manusear equipamentos como CDs ou pendrives, que podem tomar sua atenção. Antes de sair, já coloque o pendrive para não se distrair.
  • Alimentar-se e dormir bem e praticar esportes são hábitos que colaboram para evitar o cansaço e o estresse.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.