Matéria do Bom Dia MG de segunda-feira (11/11), abordou o tema sobre o uso de celular no trânsito. A especialista em trânsito e observadora certificada do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Roberta Torres, foi ouvida pela reportagem.
Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, um em cada cinco brasileiros admitem o uso do celular enquanto dirigem e, de acordo com o Denatran, isso acarreta o aumento de 400% na possibilidade de um acidente. Dirigir segurando ou manuseando celular é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com perda de 7 pontos na carteira nacional de habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47.
Roberta Torres, especialista em trânsito e observadora certificada do OBSERVATÓRIO comenta: “A falta de atenção leva a um número muito grande de acidentes, principalmente em áreas urbanas. E a gente gosta de falar que quando você está dirigindo e olha para o celular por dois, três segundos, é mais ou menos como se você andasse daquele ponto de ônibus ali, até aqui, na faixa de pedestres. Nesse momento, você pode não enxergar um pedestre que está atravessando, um sinal que fechou, um motociclista, enfim, o risco é realmente muito grande”.
Sobre os motociclistas, Roberta alerta: “A gente tem visto motociclistas, enquanto pilotam, com o celular colocado no capacete. Então, além da falta de atenção, do momento de ele pegar o celular, tem a distração dele conversar com as outras pessoas. E se de repente alguém te liga para dar uma mensagem inesperada? Então, é muito perigoso”, encerra.
[video width="640" height="352" mp4="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2019/11/WhatsApp-Video-2019-11-12-at-07.27.11.mp4"][/video]
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.