OBSERVATÓRIO | Momento Segurança no Trânsito tem caminhões como tema
6972
post-template-default,single,single-post,postid-6972,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Momento Segurança no Trânsito tem caminhões como tema

Momento Segurança no Trânsito tem caminhões como tema

Os caminhões são o principal modal na logística de transportes do Brasil. E dirigir um deles exige grande responsabilidade por parte de seu condutor, em especial por tratarem-se de veículo de grandes dimensões. Transportando as riquezas do país por suas rodovias, e contribuindo, assim, para girar a roda da economia, o motorista de caminhão passa muito tempo na estrada, o que traz consequências para seu corpo e. também, para outros usuários das vias.

Com esta contextualização, o programa Momento Segurança no Trânsito aborda nesta semana, orientações aos motoristas deste modal. Uma delas, em virtude do longo período ao volante, é realizar paradas de 30 minutos a cada cinco horas e meia de trabalho. Isso porque o descanso é fundamental.

O condutor de caminhões deve também, para garantia da segurança, antes de empreender suas viagens, planejar a rota que vai seguirá; as paradas que fará e deve, ainda, conhecer caminhos alternativos para o caso de eventual necessidade.

E como a segurança é um quesito do qual nunca deve se dissociar, antes da viagem deve cuidar de alguns aspectos como a revisão capaz de mostrar se o veículo está em boas conduções de circulação; deve conhecer os equipamentos de segurança e verificar se a carga que transportará está acomodada corretamente.

Veículos em geral de grandes dimensões, o tamanho do caminhão influencia na sua condução. O motorista, portanto, tem de estar atento aos pontos cegos, especialmente nas manobras em marcha a ré. A cautela é um instrumento que nunca deve ser negligenciado, em especial ao fazer curvas. O motorista consciente deve também manobrar sempre com atenção e, se for parar ou descer em aclives, nunca deve se esquecer de usar calços. Sinalizar suas manobras e dar a preferência são atitudes do condutor que não deve nunca esquecer que é o responsável pelos veículos menores e pelos pedestres.

O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias que buscam incentivar ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O programa é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulga-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação via email onsv@onsv.org.br.

Assista ao vídeo:

8 Comentários

Escreva um comentário