Matérias

Momento Segurança no Trânsito destaca importância do uso das setas

Escrito por Portal ONSV

22 NOV 2016 - 09H18

"importancia-setas"

No trânsito, as vias e rodovias são compartilhadas entre condutores de veículos, pedestres, ciclistas, motociclistas. Sendo assim, imagine se ninguém se comunicasse quando trafega por ela. Seria caótico, não seria? Com este questionamento o quadro Momento Segurança no Trânsito desta semana orienta sobre a importância da seta e dos sinais de braço como instrumento de comunicação para segurança viária.

O programa ressalta que o uso da seta é importante para comunicar as intenções dos condutores nas vias.  Usar de forma errada ou não utilizar representa riscos tanto ao condutor quanto aos demais com os quais ele compartilha a via.  A seta é fundamental para que o condutor sinalize suas intenções como, por exemplo, conversão ou retorno.

Ela deve ser ativada sempre que houver mudança de direção, para sinalizar ultrapassagens, conversões, retornos, mudança de faixas, paradas ou demais intenções e, ainda, para indicar que a ultrapassagem não é possível, ou para oferecer passagem para o condutor que vem atrás. Não utilizá-la pode acarretar acidentes e é infração passível de multa.

Além da seta, os sinais de braço complementam a comunicação no trânsito. Ao esticá-lo, o condutor indica sua intenção de entrar à esquerda. Braço dobrado em ângulo de 90 graus, demonstra a pretensão de entrar à direita. Para indicar que está reduzindo a velocidade, o condutor deve balançar o braço de cima para baixo.

Para garantir a segurança e a comunicação no trânsito, define o programa, todo condutor deve estar atento ao que ocorre na via e, além disso, perceber as intenções de outros motoristas com os quais está dividindo a pista e, ainda, certificar-se de deixar sua próprias intenções bem claras para o demais condutores, motociclistas, ciclistas, pedestres, etc.

O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.

Assista ao vídeo:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.