Matérias

Momento Segurança no Trânsito mostra terceiro programa sobre bikes

Escrito por Portal ONSV

21 FEV 2017 - 12H41

O quadro Momento Segurança no Trânsito desta semana mostra o terceiro programa da série sobre bicicletas, voltada a orientar sobre as melhores posturas para que o condutor de bicicletas seja um ciclista consciente.

As orientações, desta vez, alertam o ciclista de que deve ter atenção ao local de circulação, já que bicicletas são proibidas de circular em vias expressas, por exemplo. Assim o ciclista consciente tem de buscar as ciclofaixas, as ciclovias e as ciclorrota, ou seja, as rotas de bikes, três tipos de vias sinalizadas para a circulação de bicicletas.

O Momento Segurança no Trânsito alerta também os ciclistas de que se tiver de passar por passarelas e túneis para pedestres, a postura correta é descer da bike e fazer a travessia a pé, empurrando a bicicleta. Deste modo ele consciente estará preservando a integridade dos outros transeuntes e agindo em acordo com as determinações e regras de circulação.

Ciclista consciente deve sempre se lembrar, destaca o programa, que as vias são espaços de circulação compartilhados entre ele, os pedestres e os condutores de outros tipos de veículos, como as motocicletas e os automóveis. Destaca, ainda, que existem algumas cidades que dispõem de mapas cicloviários, indicando locais adequados para pedalar.

Finalmente, o quadro lembra que o ciclista consciente deve também preferir estacionar sua bike nos biciletários, que são estruturas de metais onde elas podem ser acorrentadas.

O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.

Assista ao vídeo:

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.