OBSERVATÓRIO | Momento Segurança no Trânsito mostra terceiro programa sobre bikes
8630
post-template-default,single,single-post,postid-8630,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Momento Segurança no Trânsito mostra terceiro programa sobre bikes

Momento Segurança no Trânsito mostra terceiro programa sobre bikes

O quadro Momento Segurança no Trânsito desta semana mostra o terceiro programa da série sobre bicicletas, voltada a orientar sobre as melhores posturas para que o condutor de bicicletas seja um ciclista consciente.

As orientações, desta vez, alertam o ciclista de que deve ter atenção ao local de circulação, já que bicicletas são proibidas de circular em vias expressas, por exemplo. Assim o ciclista consciente tem de buscar as ciclofaixas, as ciclovias e as ciclorrota, ou seja, as rotas de bikes, três tipos de vias sinalizadas para a circulação de bicicletas.

O Momento Segurança no Trânsito alerta também os ciclistas de que se tiver de passar por passarelas e túneis para pedestres, a postura correta é descer da bike e fazer a travessia a pé, empurrando a bicicleta. Deste modo ele consciente estará preservando a integridade dos outros transeuntes e agindo em acordo com as determinações e regras de circulação.

Ciclista consciente deve sempre se lembrar, destaca o programa, que as vias são espaços de circulação compartilhados entre ele, os pedestres e os condutores de outros tipos de veículos, como as motocicletas e os automóveis. Destaca, ainda, que existem algumas cidades que dispõem de mapas cicloviários, indicando locais adequados para pedalar.

Finalmente, o quadro lembra que o ciclista consciente deve também preferir estacionar sua bike nos biciletários, que são estruturas de metais onde elas podem ser acorrentadas.

O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.

Assista ao vídeo:

Sem comentários

Escreva um comentário