OBSERVATÓRIO | Motociclistas do Complexo do Alemão receberam treinamento
769
post-template-default,single,single-post,postid-769,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Motociclistas do Complexo do Alemão receberam treinamento

Motociclistas do Complexo do Alemão receberam treinamento


Motociclistas do Complexo do Alemão receberam treinamento

O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e o Viva Rio vão promover um dia de treinamento e conscientização sobre segurança para motociclistas. O projeto-piloto “Motociclista Atitude Positiva” vai oferecer um curso on-line abordando técnicas de pilotagem e condução segura para aproximadamente 500 motociclistas em três pontos distintos do Complexo do Alemão, neste sábado (23), das 9h às 17h.  A ideia é, em uma segunda etapa, levar o treinamento a outras comunidades do Rio de Janeiro.

Diante do crescente número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas em todo país, o Observatório Nacional de Segurança Viária vem promovendo uma série de ações de conscientização com diversos públicos. “Nossa intenção é democratizar para todos os setores da sociedade o maior número de informações sobre um comportamento seguro no trânsito. Esse é o início da formação de uma cultura de segurança viária nessa classe, que aos poucos se estende para outras, e assim sucessivamente”, explica José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório.

O treinamento irá viabilizar cerca de 40 computadores ligados à internet: o centro de informática do Marquinho Pé Pé, na Alvorada; o Educap; e também a lan-house do Nélio.

Quem participar do treinamento estará concorrendo a um concurso cultural onde serão sorteados três tablets. Cada motociclista deverá gastar, em média, 40 minutos para concluir o treinamento on-line. Além disso, ao final da apresentação, o motociclista responderá um questionário e, em seguida, ele receberá um certificado, tudo já programado dentro da plataforma e-learning. A expectativa é que cerca de 500 motociclistas recebam o certificado do “Motociclista Atitude Positiva”

O curso:

Desenvolvido pelo Observatório, em parceria com a Seguradora Líder DPVAT, o ensino a distância tem como premissa divulgar para o maior número de pessoas possíveis informações corretas de como pilotar uma moto na maioria das situações cotidianas das ruas. São informações sobre transporte de pessoas e cargas, peso do veículo, frenagem, pisos molhados, ultrapassagem, enfim, informações de segurança no trânsito, convivência, direitos e deveres que nem sempre são comuns a todos os pilotos.

O treinamento a distância já é oferecido para vários grupos de motociclistas em vários Estados do país e conta com o apoio no desenvolvimento e distribuição da Seguradora Líder DPVAT. “Apesar de representar apenas 27% da frota nacional, a moto está presente em 70% dos sinistros indenizados pelo Seguro DPVAT. Acreditamos que um trabalho educativo sério, como este desenvolvido pelo ONSV, deve ser apoiado pela sociedade”, diz o diretor de Relações Institucionais da Seguradora Líder DPVAT, Márcio Norton.

Quer saber como foi? Veja o depoimento de um mototaxista que realizou o treinamento:

Sem comentários

Escreva um comentário