Matérias

OBSERVATÓRIO cria peças para reforçar atitudes seguras no trânsito

Escrito por Portal ONSV

15 SET 2016 - 16H17

Iniciativa faz parte das ações voltadas à Semana Nacional do Trânsito; material pode ser baixado e reproduzido gratuitamente em qualquer mídia ou veículo

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, como uma das ações voltadas à Semana Nacional de Trânsito, criou nove peças publicitárias que reforçam a necessidade da convivência harmônica, gentil e respeitosa que devem estar presentes nos deslocamentos diários de todos nós. OU seja, pelo cumprimento das leis, regras e determinações relativas à segurança no trânsito, podemos sim, reduzir a violência, o número de mortos e também de feridos. O material é disponibilizado gratuitamente aos interessados em reproduzi-lo. Para isso basta clicar aqui e baixá-las.

Baseadas nas principais causas de acidentes e desenvolvidas pela equipe de criação do OBSERVATÓRIO, as peças alertam para o não uso do celular ao volante; para os riscos da combinação álcool/direção; para a necessidade de uso do cinto de segurança; de cadeirinha apropriada para crianças; para o respeito e a crença nas regras de trânsito e aos limites de velocidade.

Reforçam, além disso, a necessidade do uso de equipamentos de segurança pelos motociclistas e, ainda, para a necessidade de motoristas e motociclistas manter uma distância segura com relação aos ciclistas (um metro e meio) que dividem ruas e avenidas com os veículos motorizados. Lembra, também, que todos somos pedestres em algum momento. São orientações que colaboram para a diminuição concreta do número de acidentes nas vias e rodovias do país.

A Semana Nacional de Trânsito é determinada pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e acontece todos os anos de 18 a 25 de setembro. Esse ano, o tema determinado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020 #Eusou+1por1trânsitomais seguro!’, inspirado no ‘#Eusou+1 por um trânsito mais humano’, que alavancou a edição de 2016 do Movimento Maio Amarelo, coordenada pelo OBSERVATÓRIO, que tem como finalidade a busca pela mudança do comportamento de todos que transitam.

Segundo dados do DataSUS, do Ministério da Saúde, perderam a vida em acidentes de trânsito no Brasil em 2014, cerca de 44 mil pessoas. Sem contar que, em função de acidentes, um contingente expressivo de pessoas passa a conviver com sequelas irreversíveis. Em média, cerca de 60% dos leitos hospitalares disponibilizados no Brasil hoje estão ocupados por vítimas de traumas causados pelo trânsito.

Para José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, a prevenção é a maior arma que temo para reverter esse quadro, e ressalta ainda que, nenhuma morte em acidente de trânsito é aceitável, portanto cada um deve fazer sua parte para um país seguro em matéria de trânsito.

FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO DAS PEÇAS CLICANDO AQUI!

[gallery size="full" link="none" ids="7137,7136,7135,7134,7133,7132,7130,7129,7128" orderby="rand"]

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.