OBSERVATÓRIO divulga Relatório Anual de 2015

12 MAI 2016 - 13H04

Com o objetivo de divulgar um resumo das ações realizadas em 2015 pelo ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), publicamos abaixo nosso relatório anual. A proposta com a divulgação é apresentar os principais trabalhos, as novas parcerias, as conquistas e prestar contas à sociedade de todas as atividades desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO.

O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, explica que, entre os principais objetivos dessa divulgação está o de conquistar mais adeptos à causa da segurança viária. E destaca que 2015 foi um ano muito especial para o OBSERVATÓRIO e para a segurança do trânsito no Brasil. “Foi o ano em que completamos 5 anos e que o Brasil sediou a 2 Conferência Sobre cia Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, realizada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

“Foi um ano em que trabalhamos muito para sensibilizar a iniciativa privada sobre a violência no trânsito. Exemplo disso são as parcerias com a Seguradora Líder e DPVAT, Escola Nacional de Seguros, Federação Nacional das Seguradoras e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, para implantar projetos como a Agenda Positiva.", conta.

A versão eletrônica do Relatório 2015 está disponível para ser consultada e para download no site do OBSERVATÓRIO. Nesta edição, alguns dos principais temas são: Ações Socioeducativas; Investimentos em Inovação; Maio Amarelo e Atuação Política-jurídica.

Como ação socioeducativas, o documento ressalta a certificação de nossos Observadores e a elaboração do novo currículo para formação de condutores.

São destaques, também, os investimentos em inovação, com o lançamento do novo portal do OBSERVATÓRIO, do portal Iris, que reúne um conjunto de estatísticas de trânsito e é inspirado no Portal de Dados da União Europeia. E, ainda, o Portal SOMA (Sistema de Observação Monitoramento e Ação), que será importante ferramenta de apoio para a gestão do trânsito nos municípios. O Relatório traz, ainda, campanhas educativas com as quais o OBSERVATÓRIO trabalhou em conjunto com a sociedade em 2015.

No tema Atuação Política-Jurídica, o destaque fica por conta dos eventos que envolveram o conceito Urbanidade, sobre o qual, em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, foram promovidos em Brasília, no mês de novembro de 2015, um fórum e um seminário que, juntamente com representantes de diversos órgãos, tratou da discussão de propostas para melhoria no trânsito.

O movimento “Maio Amarelo”, criado há 3 anos pelo OBSERVATÓRIO, e que se propõe a contribuir para a redução de acidentes e mortes nas vias e rodovias e que já conta com adesões em 25 países dos 5 continentes também foi destaque no Relatório. Não deixe de ler:

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Por Portal ONSV, em Matérias