O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) firmou acordo de cooperação técnica com o CETRAN - Conselho Estadual de Trânsito de Goiás, pelo qual disponibiliza seu Programa de Gestão do Trânsito Municipal (PGTM) para ser utilizado em todas as cidades daquele estado, contribuindo, desse modo, para viabilizar o incentivo à municipalização do trânsito nos municípios goianos.
O Programa garante às cidades duas importantes ferramentas para ações e planejamento da gestão do trânsito com o objetivo de evitar acidentes e salvar vidas no trânsito: SOMA e íris. As duas ferramentas foram desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO e permitem o monitoramento das ocorrências a partir do diagnóstico e análise dos dados. Assim, as cidades podem atuar com mais efetividade na segurança viária.
O S.O.M.A é um programa de gestão de dados que reúne informações de órgãos privados, como, por exemplo, o DPVAT. Já o íris é um portal com estatísticas de órgãos públicos, como o IBGE e DataSUS, que tem como objetivo socializar as informações para todas a população.
Além deles, o PGTM disponibiliza material para ações educativas, como spots de rádio, tevê, vídeos do Observar (parceria entre o ONSV e a Seguradora Líder-DPVAT), material educativo impresso, que podem ser utilizados sem qualquer custo de criação pelos municípios. No material impresso, inclusive, o município pode imprimir seu brasão ou marca da Administração.
A importância do acordo, na avaliação de Horácio Mello e Cunha Santos, se dão pelo fato de contribuir para a celeridade da municipalização do trânsito na circunscrição que compete ao Cetran. Ele avalia a cooperação técnica com o OBSERVATÓRIO como inegável conquista para a eficiência, segurança e tecnicidade de cada município, que passará a ter acesso à ferramentas já construídas e a conteúdos didáticos desenvolvidos por profissionais especializados em segurança viária e veicular.
Diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurélio Ramalho, considera a formalização do acordo como importante passo para que o CETRAN possa ajudar os municípios no gerenciamento do trânsito em todas as áreas que o compreendem o trânsito seguro, qual sejam, educação, engenharia e fiscalização.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.