Loader
Observatório Nacional de Segurança Viária participará de evento internacional sobre cidades e mobilidade inteligentes
25466
post-template-default,single,single-post,postid-25466,single-format-standard,bridge-core-2.3.6,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-22.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive

Observatório Nacional de Segurança Viária participará de evento internacional sobre cidades e mobilidade inteligentes

Observatório Nacional de Segurança Viária participará de evento internacional sobre cidades e mobilidade inteligentes

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária estará presente no evento internacional Connected Smart Mobility Digital Xperience 2020, que acontece na próxima semana, entre os dias 9 e 10 de setembro. A conferência sobre Ética no trânsito? Será o caminho para uma cultura de paz na mobilidade urbana? Do filósofo e Observador Certificado Guto Castro é um dos destaques do evento.

A plataforma City Inteligentes e Connected Smart Mobility Xperience online vai proporcionar uma verdadeira imersão sobre o tema envolvendo diversos atores e pesquisadores do mundo inteiro para discutir a revolução da mobilidade através de investimentos, tecnologia e inovação com foco na necessidade das pessoas em todo planeta.

O evento também vai debater a ideia de como sair da caixa do modelo tradicional de pensar mobilidade em grandes centros para conceitos mais modernos de planejamento e quais as tecnologias e inovações que vão revolucionar a mobilidade urbana a partir do cenário atual, Entre outros temas.

Entre os tópicos de sua fala, Guto Castro vai apresentar sua a tese que sem uma educação para um trânsito mais humano o mundo continuará ferindo e matando as pessoas. O filósofo vai apresentar também algumas campanhas de sua autoria realizadas pela STTU nos últimos anos – com ênfase nos cases “Nós Somos o Trânsito”, finalista do Desafio Publicitário 2018 do Maio Amarelo e mais recentemente a Campanha de conscientização contra a Covid-19 e o elevado número de acidentes com vítimas fatais no trânsito, projetado nos Reis Magos e com a ideia de “Perceba os riscos. Proteja a vida! ”

“Foram duas campanhas que receberam um reconhecimento nacional. Essa última, principalmente. Pois, está provado que o vírus não viaja sozinho e que as fronteiras não existem para o vírus. Não porque o vírus voa. Mas, porque o vírus anda de carona nas pessoas que se movimentam. E, é nesta perspectiva que ele passa a ser um desafio para mobilidade também”.

Com esse argumento, o filósofo, educador e especialista em Filosofia Clínica, Guto de Castro, trouxe o debate sobre a importância da mobilidade para dentro da luta contra a Covid-19 e criou o inédito cenário dos Reis Magos com máscaras dentro de uma campanha que trabalha a luta contra o Coronavírus e os acidentes fatais com vítimas no trânsito, dentro da programação do Maio Amarelo.

De acordo com o pensador, o vírus fez o planeta recuar em termos de uma mobilidade livre, entre os países, os estados e até mesmos entre as cidades dentro de uma única nação. Não temos mais a ideia de fronteiras livres em continentes e blocos econômicos, países e até mesmo entre municípios dentro de uma mesma região.

“Isso é um retrocesso na ideia de um mundo sem fronteiras e uma ética planetária. Pois, de fato, está provado que os problemas que acontecem na China, na Itália, nos Estados Unidos também acontecem aqui e acontecerão na África, na Índia e no Japão. E esses problemas precisam ser objetos de estudos da ciência, da filosofia e da mobilidade”, destaca o pensador. “Como filósofo, tenho o dever moral de provocar o tema, construir apórias, perguntas para que possamos apontar os caminhos deste novo mundo. Mas, sem retrocesso”, concluí o pensador.

SOBRE O PALESTRANTE

Guto de Castro, é funcionário de carreira da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, onde atualmente ocupa o cargo de chefe da Assessoria de Comunicação Social e é considerado hoje um dos pensadores mais influentes da educação de trânsito do país. É ainda autor dos livros: a Ribeira (1994-1998); “O Quinto Mandamento” (1997); Quem Matou Zefa Fauna? (lançado no Brasil em 2007 e na Argentina em 2010)“, “13 Poemas Muito Ruins” (2013) e mais recentemente o tratado “Metanásia?” (2019).

O palestrante possui ainda licenciatura em Filosofia, pós-graduação em Teoria da Filosofia Clínica (Instituto Packter – Porto Alegre/Rio Grande do Sul) e é professor convidado em diversas Universidades e Institutos federais do país. Em 2018, o filósofo foi finalista do Desafio Publicitário Maio Amarelo. No mesmo ano levou ainda o diploma de Educador Nota 10 – da Editora Abril – ficando entre as melhores práticas de ensino de Filosofia para vida no país. Um ano antes, em 2017, durante a cerimônia de 40º Aniversário do Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, o filósofo recebeu da ANTP o diploma de reconhecimento como “Mestre Avaliador” da entidade e foi palestrante convidado do Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana (2019).

Guto Castro também é Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (4a Turma) e acaba de ser o finalista da I Antologia de Trânsito do Estado de Alagoas – produção acadêmica e literária realizada em parceria entre o Detran/AL e a Universidade Federal de Alagoas.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO E OS PALESTRANTES

Connected Smart Mobility Digital Xperience 2020
No link: https://connectedsmartmobility.com.br/evento-nacional/#1585694358414-93e0f058-8b2a

No Comments

Post A Comment