OBSERVATÓRIO | OBSERVATÓRIO orienta para viagem segura no feriado prolongado
17110
post-template-default,single,single-post,postid-17110,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

OBSERVATÓRIO orienta para viagem segura no feriado prolongado

OBSERVATÓRIO orienta para viagem segura no feriado prolongado

Antes de sair confira as condições dos pneus (inclusive o estepe), limpadores de para-brisa e itens de iluminação, além de sinalização como o triângulo

Já preparado para a viagem de mais um feriado prolongado? Independente de seguir para a praia, regiões serranas, ou para o interior, como muita gente pega a estrada já na noite desta quarta-feira, dia 14, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária faz alertas para que sua viagem seja a mais segura.

Ciente que toda viagem nos induz à correria, não saia antes de ler nossas dicas e colocá-las em prática:

– Não inicie a viagem se estiver cansado ou com sono. Procure descansar antes de sair.

– Evite horários de pico, em que o fluxo de veículos é maior nas estradas até mesmo causando congestionamentos.

– O período, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, é de neblina em áreas de serra, próxima de rios e de lagos; portanto esteja atento.

– Para pegar a estrada, seu veículo deve passar por uma revisão. Confira as condições dos pneus (inclusive o estepe), limpadores de para-brisa e itens de iluminação, além de sinalização como o triângulo.

– Se a sua viagem for longa, já tenha programadas as paradas para alimentação, abastecimento e descanso. E se enfrentar lentidões, não circule pelos acostamentos, que são espaços para serem usados apenas em emergência.

– Neste período, quando muitos veículos estão nas estradas, redobre a atenção; respeite a sinalização e trafegue sempre numa velocidade segura. Lembre-se que você não só deve respeitar a velocidade regulamentada, mas também evitar velocidade excessiva, aquela que você está dentro dos limites, mas em condições inadequadas para ficar com o ponteiro do velocímetro lá no alto. São situações de chuva, neblina, filas, direção no período noturno que exigem velocidade reduzida.

– Mesmo durante o dia, não se esqueça de manter os faróis ligados também para ficar mais visível aos outros motoristas.

– Não ligue o pisca alerta com o veículo em movimento. Isso pode confundir os outros motoristas e causar acidente.

– Mantenha sempre distância de segurança do veículo à frente para evitar choques e colisões.

Vale ressaltar, também, que você nunca deve beber e dirigir e, ainda, usar o celular ao volante, use o cinto de segurança e faça todos usarem, além de ficar atento aos dispositivos de segurança para as crianças como as cadeirinhas.

Sem comentários

Escreva um comentário