Muitos se esquecem de usá-las, embora pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a não utilização seja considerada infração grave, que pode levar 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação . Há cidades identificadas até pelo fato de grande parte dos motoristas negligenciarem sua utilização. Mas as setas são instrumentos fundamentais de comunicação no trânsito e, por conta disso, podem evitar a ocorrência de acidentes muitas vezes de consequências graves.
O uso da seta sinaliza as intenções do condutor. Ultrapassagens, retornos, conversões, mudança de faixa e paradas devem ser sinalizadas pelos motoristas com a seta, orienta o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), já que ela promove ‘o diálogo’ no trânsito.
Outro mecanismo de comunicação, que complementa e reforça a utilização das setas, é a sinalização com os braços. Quando o motorista estica o braço, por exemplo, está indicando que vai entrar à esquerda. E quando dobra o braço em um ângulo de 90 graus está informando que pretende entrar à direita. Para avisar que está reduzindo a velocidade, balança o braço para cima e para baixo. Esses gestos, que nem sempre são compreendidos por outros condutores, apesar de complementarem, não substituem o uso das setas. Mas são indispensáveis para segurança de motoristas e dos que estão à sua volta.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.