Estudo prevê diagnóstico, metas e áreas para atuação na redução das mortes, com enfoque regional
Goiás, Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Roraima). Os estados com melhor desempenho em cada região ou cluster deveriam ser a referência a ser buscada pelos demais na redução da violência no trânsito.
Segundo Bastos, essa metodologia é a mesma adotada para classificação dos países membros da União Europeia e tem grande potencial para ser aplicada no Brasil, porque atende à necessidade de relativizar avaliações no âmbito da segurança viária em um cenário tão cheio de contrastes como é o brasileiro.
Ao estabelecer metas para a diminuição de mortes no trânsito – com sugestão de limites mais pessimista e otimista – a partir do melhor desempenho regional, o novo método possibilita que os gestores e tomadores de decisão, auxiliados pelos resultados da pesquisa de indicadores, possam identificar as áreas mais precárias em cada estado e que devem ser melhoradas.
Na pesquisa, Bastos selecionou ainda 27 indicadores para cada domínio ou segmento (usuário da via, ambiente e via). Em relação aos usuários, seriam considerados itens como pessoas que se envolveram em acidentes após ingerir bebidas, multas relacionadas ao uso do celular e excesso de velocidade, uso do cinto de segurança, entre outros. No âmbito do veículo, seriam consideradas parcela de motos na frota total, parcela de caminhões e idade da frota. Em ambiente, os indicadores abordam aspectos como: duplicação de rodovias, sinalização rodoviária, condições dos acostamentos, número de profissionais de saúde e gastos com saúde.
Resultados: SP, AC e RN têm melhor desempenho em segurança viária em suas regiões
De acordo com essa nova metodologia, a melhor referência em relação à segurança viária na divisão regional ou cluster 1, seria o Estado de São Paulo. O segundo estado com melhor performance, nesta região, seria o Rio Grande do Sul. Já na região Norte e em grande parte da região Centro-Oeste (cluster 2), o melhor desempenho fica com o Acre, seguido de Goiás. E no cluster 3, constituído pelo Nordeste, o Rio Grande do Norte e Alagoas apresentaram os melhores desempenhos, na primeira e segunda posição respectivamente.
Webinar: Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro
Foi realizado ontem (25), o webinar “Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro”, promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de apresentar e discutir o relatório técnico desenvolvido e publicado pela instituição. Considerando o atual cenário da mortalidade no país, esse relatório apresenta métodos com a finalidade de elaborar um modelo de aprendizado de máquina para estimar a quantidade de mortes no trânsito em âmbito nacional.
Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária
O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.
Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não
O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.
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