Trânsito é lugar de imprevistos e todos os condutores devem estar preparados para reagir da melhor forma a eles. Por isso, é fundamental a atenção quando se está ao volante. Nada deve tirar o motorista de seu foco: chegar seguro ao destino.
Muitas vezes a reação rápida pode fazer a diferença entre envolver-se ou não em acidentes. Portanto, a concentração deve estar no ato de conduzir de modo seguro o veículo e não em qualquer outra tarefa.
O uso de celulares, de viva voz, envio de mensagens de texto, música alta e até desviar o olhar para um outdoor ou outras pequenas distrações como comer ou se maquiar, ajustar o GPS e mexer no som do carro, ampliam as ocorrências e suas consequências também.
Enquanto a atenção vai para uma dessas tarefas, o ato de dirigir fica totalmente prejudicado e o veículo estará sendo conduzido às cegas; basta lembrar que enquanto a atenção do condutor está num desses comportamentos, o carro continua em movimento.
Pense na possibilidade de, durante o momento em que adotar uma dessas atitudes de risco, alguém cruzar à frente de seu carro? Evite todos esses comportamentos.
Isso vale tanto para todos os condutores, quanto para os pedestres, já que ao sair distraído, sua vida é colocada em risco.
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.