Matérias

Rodízio de pneus pode garantir economia e segurança

Escrito por Portal ONSV

23 NOV 2016 - 09H06

"rodizio-pneus660"

O importante é estar atento ao que indica o manual do fabricante, já que algumas marcas de veículos exigem pneus diferentes entre si

Garantir a segurança de quem você está transportando e a sua própria tem de ser parte da preocupação de todo o motorista consciente. Do mesmo modo, agir para que o custo mensal do veículo não supere nunca suas expectativas, é fundamental em períodos de solavancos econômicos, como os atuais. E uma boa maneira de garantir tanto a segurança quanto a economia é estar atento às condições dos pneus do veículo e promover o rodízio entre eles.

Rodízio é a troca periódica da posição dos pneus nos eixos. Ela é capaz de proporcionar desgaste mais uniforme, garantindo maior vida útil aos pneus e o bom desempenho do veículo. Por conta das características dos veículos, como a tração dianteira ou traseira, por exemplo, e ângulos da suspensão, pneus mais gastos em uma posição do veículo e menos gastos em outras, contribuem para o desequilíbrio do veículo em situações de frenagem e em curvas.

Assim sendo, o rodízio de tempos em tempos é fundamental para que o desgaste se dê de maneira homogênea, mantendo o equilíbrio do veículo em todas as situações, melhorando, assim, suas condições de segurança.

Verificar frequentemente o estado dos pneus, mesmo na parte interna, é importante para detectar a necessidade de rodízio. Se perceber, por exemplo, que os do eixo dianteiro estão mais gastos que os do traseiro, saiba que é momento de fazer o rodízio dos pneus entre os eixos.

Se o desgaste maior for de um lado do veículo, inverta os lados no rodízio para que os pneus se conservem por mais tempo e para uniformizar o desgaste em todas as posições. No caso de os dois fatores estarem ocorrendo ao mesmo tempo, é necessária a realização de um rodízio em “X” para equilibrar o desgaste. Assim, se conserva o equilíbrio do veículo quanto à aderência, preservando a segurança na direção.

É aconselhável que rodízios sejam feitos em todas as revisões periódicas definidas pelo fabricante do veículo, ou a cada 10 mil km. Mas esteja sempre atento ao que orienta o manual do fabricante, uma vez que determinadas marcas exigem pneus de medidas diferentes entre si nos eixos.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.