Matérias

Vai dirigir sozinho pela primeira vez? Redobre a atenção e cautela

Escrito por Portal ONSV

20 JAN 2017 - 15H22

Respeite regras de velocidade, mantenha distância segura em relação ao veículo da frente e evite ao máximo as ultrapassagens

Vai dirigir sozinho pela primeira vez? Não se assuste se sentir medo e até mesmo certo tremor ao pensar na possibilidade ou, ainda, ao entrar no veículo. Se você fez seu curso de condução, passou nos exames, saiba que está habilitado e que o restante faz parte simplesmente da ansiedade comum a tudo o que se faz pela primeira vez.

Mas é bom saber, também, que as vias oferecem riscos e, por isso, é importante ter cautela e, ainda, controlar a emoção e a ansiedade. Por isso, quanto maior a atenção e cuidados com a segurança, melhor.

Se for pegar o volante pela primeira vez, é fundamental dirigir na velocidade correta, não deixar de usar o cinto de segurança, se manter na faixa correta e uma distância segura em relação ao veículo da frente. Essas regras, inclusive, valem para todos os condutores.

Assim como elas, esse condutor deve sinalizar com setas suas intenções para, desse modo, promover um ‘diálogo’ com os outros motoristas; deve respeitar faixa de pedestres, a sinalização de trânsito, exatamente como qualquer outro.

Além de obedecer às regras comuns, o motorista que sai sozinho pela primeira vez, deve se atentar, igualmente, ao fato de que, por ser iniciante, sua resposta em caso de alguma eventualidade pode ser mais demorado do que a de condutores experientes. Por isso deve manter boa distância do veículo que vai à sua frente, para evitar, por exemplo, uma colisão traseira.

Outro detalhe: o motorista mais experiente pode perceber que o trânsito vai parar. Já o novato pode não ter a percepção com a mesma agilidade. Por isso o ideal é que mantenha distância maior. É aconselhável também que o principiante viaje na companhia de um condutor mais experiente, porque certamente, ele ficará nervoso.

Na estreia ao volante, evite ultrapassagens – nas estradas, inclusive, elas costumam ser mais perigosas do que nas vias da cidade até mesmo para os mais experientes. Se a ultrapassagem for realmente necessária, lembre-se que são, obrigatoriamente, feitas pela esquerda, nunca pela direita ou pelo acostamento.

O principiante deve também estar atento aos sinais, ou seja, à comunicação feita por setas, faróis, etc, pelos outros motoristas, que estarão sinalizando suas intenções. Deve, ainda, manter os vidros totalmente fechados ou totalmente abertos para que, no caso de trafegar em uma rodovia, o veículo fique estabilizado se, por exemplo, for ultrapassado por um veículo muito grande, causando deslocamento de ar.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.