Matérias

Agência internacional Sputnik conversa com representante do OBSERVATÓRIO sobre alterações no CTB

Escrito por Portal ONSV

28 ABR 2021 - 17H11

Para comentar sobre os impactos nas mudanças do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que passaram a vigorar em 12 de abril, a agência internacional Sputnik Brasil conversou com a integrante do Núcleo Jurídico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rochane Ponzi.

Entre as principais alterações, as mudanças dificultam a suspensão da habilitação de motoristas, ampliam o prazo de renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), delimitam regras para o uso de cadeirinhas infantis e endurecem a punição para casos de motoristas que causarem morte ou lesão conduzindo veículos após a ingestão de bebida alcoólica, ou de drogas.

Para a advogada Rochane Ponzi, integrante do Núcleo Jurídico do OBSERVATÓRIO, a mudança que mais trará impactos para a segurança no trânsito é a do aumento do limite de pontos na CNH, para a qual ela acredita que não houve embasamento técnico. Segundo ela, a medida privilegia a punição com multa, o que não seria o ideal. A alteração no CTB estende o limite de pontos na CNH de 20 para 40, caso o motorista não tenha nenhuma infração gravíssima.

“É a suspensão/cassação da CNH que efetivamente tem poder de mudar comportamentos no trânsito. Aliás, a história já nos mostrou que o simples peso no bolso não muda comportamento, principalmente para quem tem dinheiro. Aumentar o limite de pontos apenas por aumentar, tende a mandar o recado errado à população. Ou seja, de que está tudo bem cometer infrações”, afirmou Rochane.

Ainda, segundo a advogada, diante das mudanças, o trabalho da sociedade civil organizada no Brasil será “árduo”, caso as metas estabelecidas para 2030 pela Terceira Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária venham a ser cumpridas. Entre as metas está a redução pela metade das mortes no trânsito.

Apesar das críticas, integrante do Núcleo Jurídico do OBSERVATÓRIO aponta alguns pontos positivos nas mudanças, como a regulamentação da cadeirinha, o aumento da idade para transporte de crianças em motocicletas, a punição para quem não realiza exame toxicológico e a endurecimento da punição para quem, dirigindo sob efeitos de álcool ou drogas, mata ou lesiona pessoas.

Leia a reportagem completa em:

https://br.sputniknews.com/brasil/2021041317319138-nao-prioriza-a-vida-mudancas-no-codigo-de-transito-no-brasil-preocupam-especialistas-/

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.