Matérias

Agenda Positiva - Som Alto

Escrito por Portal ONSV

09 JAN 2017 - 11H14

Dirigir um veículo ouvindo música é um ato saudável e até mesmo aconselhável por especialistas, já que colabora para que o sistema sensorial fique ativado e, desse modo, o sono, por exemplo, seja afastado.

Mas tudo isso com uma condição: a de que o som esteja no volume adequado e não alto demais. Som alto pode ter exatamente o efeito contrário e, em vez de acalmar, pode estressar mais o motorista fazendo com que ele dirija mais rápido.

Existem outros porquês em relação aos prejuízos do som alto quando se está ao volante. Um deles é o desconforto que pode gerar às outras pessoas no interior do veículo. Há também o fato de impedir que falhas e sons estranhos do veículo sejam ouvidos. E ainda mais: pode resultar em multa de R$ 195.

Além de motivações ligadas ao conforto dos passageiros, à mecânica do veículo e às finanças, existem questões de segurança que podem ser prejudicadas pelo som alto no interior do veículo. O maior perigo é a distração, capaz de colocar em risco tanto o condutor quanto outras pessoas.

O som alto afeta um dos princípios mais importantes da direção defensiva: a atenção. Ele pode contribuir também para que o condutor não ouça buzinas de advertência de outros veículos; sirenes de viaturas policiais, de salvamento, de resgate ou de bombeiros e, ainda, eventual apito de autoridade de trânsito.

Portanto, prefira ouvir música em volume moderado, jamais muito alta.

Assista agora mesmo o Programa Observar - Som Alto

Baixe GRATUITAMENTE as peças publicitárias!

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.