Matérias

Amortecedores têm papel importante para a segurança

Escrito por Portal ONSV

13 DEZ 2016 - 10H56

Fora das condições ideais interferem na boa dirigibilidade, contribuem  para a fadiga do motorista, além de ser influência danosa para outras peças

Vai fazer uma viagem longa nestas férias e já providenciou a revisão do seu veículo. Mas lembrou de checar os amortecedores? Se ainda não, procure fazê-lo para garantir mais segurança por meio da estabilidade do veículo e conforto para a condução. Os amortecedores, além disso, contribuem para manter o contato dos pneus com o solo.

Se estiverem em mau estado podem prejudicar tanto o motorista quanto outras peças do veículo, uma vez que provocam balanço frenético durante a condução, o que interfere muito na boa dirigibilidade e pode até mesmo contribuir para a fadiga do condutor.

Sem contar que é atribuição dos amortecedores, quando em boas condições, reduzir a distância de frenagem, controlar a movimentação das molas e sustentar o alinhamento das rodas, e, ainda, evitar o desgaste dos pneus, assim como o dos componentes da suspensão como, por exemplo, as molas.

O problema para perceber se os amortecedores não estão em boas condições, é que sua danificação acontece de modo gradativo, fazendo com que o motorista habituado a dirigir o mesmo carro todo dia não note problemas, pois se acostuma com as vibrações que, aos poucos, ficam mais fortes.

Existem, porém, alguns sinais aos quais o motorista deve ficar atento:

  • Marcas de óleo no chão;

  • Direção desalinhada após realizar alguma curva;

  • Pneus se desgastando em tempo mais rápido que o habitual

  • Fragilidade na estabilidade do carro, ou seja, quando enfrenta um vento forte, por exemplo, e o carro balança fortemente.

Se notar também que os faróis dianteiros não estão iluminando de modo uniforme, pode ser que estejam desalinhados exatamente por conta dos amortecedores.

Conduzir veículos com amortecedores em condições não ideais pode trazer alguns riscos; entre eles:

  • Riscos de aquaplanagem em dias de chuva
  • Problemas na frenagem
  • O carro fica difícil de controlar, devido à estabilidade reduzida;
  • O motorista encontrará dificuldades para conduzir nas curvas e em vias de pavimentação irregular
  • Balanço excessivo do automóvel
  • Direção desconfortável
  • Comprometimento na iluminação do feixe de luz dos faróis devido ao balanço excessivo.

Manter os amortecedores com a revisão em dia, além de contribuir para o conforto e segurança dos passageiros, evita que os pneus se desgastem prematuramente e que outros componentes da suspensão venham a apresentar defeito.

Algumas medidas podem aumentar a vida útil dos amortecedores, como trafegar com cautela em vias em condições ruins de pavimentação, evitar trafegar com excesso de carga e desacelerar o veículo ao passar por um quebra mola. Caso você tenha alguma dúvida em relação ao peso máximo suportado pelo veículo, consulte o manual do proprietário.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.