Matérias

Balanço da Década de Ação pela Segurança no Trânsito será lançado na abertura da Semana Nacional de Trânsito, em Brasília

Escrito por Portal ONSV

16 SET 2020 - 13H53

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje, a webinar “Balanço da Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, no qual apresentou um resumo da atuação do Brasil nos 10 anos (2011-2020), com todas as medidas adotadas para prevenir os acidentes de trânsito do país.

Para José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, a realização desse webinar é motivo de muito orgulho para tratar do tema trânsito. “Acredito que quanto mais levarmos essa discussão à sociedade, mais conseguiremos avançar nessa pandemia silenciosa que são as mortes e sequelas no trânsito brasileiro”, diz.

Além do balanço sobre as ações desenvolvidas entre 2011 e 2020, a videoconferência também abordou as ações que serão desenvolvidas para a próxima década (2021-2030), como discutido durante a 3ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária, que aconteceu em Estocolmo, na Suécia, em fevereiro.

Conforme o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa, representante da SNTT/MINFRA: “Fizemos um acordo de cooperação técnica com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que é uma referência no setor, que representa tudo isso de integração e conhecimento técnico que a gente precisa trazer para o Ministério e o Denatran precisa para pautar e ganhar objetividade, tecnicismo e agilidade nas suas ações e, uma orientação clara. Estamos ampliando essa parceria que será publicada a partir do evento da sexta-feira, a abertura da Semana Nacional de trânsito de 2020”.

A obra “Desempenho Brasileiro na Década de Ação pela Segurança no Trânsito – Análise, perspectiva e indicadores 2011-2020”, foi desenvolvida entre a parceria do OBSERVATÓRIO e a UFPR (Universidade Federal do Paraná), e que aborda as realidades que culminaram com o lançamento da década, como explica Francisco Garonce.

O lançamento oficial da obra será na sexta-feira (18), na abertura da Semana Nacional de Trânsito, em Brasília (DF), e o material servirá como referência para que todos os setores da sociedade utilizem seu conteúdo para estudos e pesquisas relacionados à segurança viária.

Segundo ressalta o diretor do Denatran, Frederico Carneiro, o trânsito seguro é uma responsabilidade de todos. “O CTB define bem qual é o dever do Estado, dos órgãos integrados ao Sistema Nacional de Trânsito promover um trânsito seguro, mas eu chamo a atenção à responsabilidade de todos para promover esse trânsito seguro”.

Conforme ressalta Larissa Abdalla, presidente da AND: “A educação para o trânsito tem que estar inserida sim, na grade curricular. Ela tem que ser entendida como pressuposto de cidadania, ela tem que ser entendida e introjetada, realmente, [...] desde a educação básica porque é a única forma que nós teremos de trazer esses conceitos de forma sólida”.

“Nesse estudo que vocês terão acesso sexta-feira, vocês terão dados principalmente na região norte e nordeste, onde você tem mais de 60% dos motociclistas sem habilitação, dirigindo”, informa Ramalho.

Com mediação realizada pelo diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, a abertura foi do Estadão, representado por Dante Grecco e contou com a participação de Francisco Garonce, relacionamento institucional do OBSERVATÓRIO; Larissa Abdalla, presidente da AND (Associação Nacional dos Detrans); Frederico Carneiro, diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito); Marcello da Costa, secretário Nacional de Transportes Terrestres (SNTT/Minfra); e Pedro Souza, representando o deputado federal, Hugo Leal, da FPTS (Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro).

Perdeu a transmissão?

Assista agora:

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_video link="https://youtu.be/QeXJw1wqVro"][/vc_column][/vc_row]

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.