Frequentar shoppings durante os meses de novembro e dezembro pode ser sinônimo de incômodo para diversas mulheres que dirigem. A simples ideia de disputar uma vaga no estacionamento pode provocar arrepios, mas é possível evitar alguns problemas ao adotar procedimentos de direção defensiva, exercitar a gentileza, e nunca dispensar a disposição para eventuais percalços.
José Ramalho, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária,organização não governamental sem fins lucrativos que atua como agente propagador de ações de segurança viária e veicular, diz que é possível evitar situações de estresse e conflito mesmo em períodos como o fim de ano, em que naturalmente os shoppings recebem mais clientes. Ramalho explica que um bom caminho é a praticidade.
“O ideal é procurar horários alternativos aos períodos de maior fluxo, que ocorrem na hora do almoço e no fim do dia. Se isso não for possível, a gentileza e o bom senso devem prevalecer”, comenta.
Ramalho destaca que é curioso o motorista adotar um comportamento, muitas vezes, antagônico em termos de educação e solidariedade com relação ao próximo quando está ao volante. “Geralmente, pessoas que dão a vez em elevadores e são gentis em outras situações mudam de comportamento ao volante. As campanhas de educação existem para transformar esse cenário”, ressalta.
Para quem não tem tempo disponível e precisa enfrentar a maratona de compras nos horários de maior movimento, algumas atitudes práticas ajudam no sucesso pela busca da vaga em menor tempo possível. Ramalho orienta a procurar por locais mais afastados das áreas que dão acesso aos corredores dos shoppings.
“As vagas mais próximas desses locais são mais disputadas e, portanto, o movimento de pedestres nas áreas próximas ao carro é muito maior. Isso facilita incidentes como as mossas nas laterais dos veículos, por exemplo. É um bom momento de exercer a cidadania e deixar esses locais para quem realmente tem dificuldade de se locomover a pé”, aconselha. “Outra boa dica é buscar vagas em áreas externas, geralmente, menos cobiçadas”.
Sete passos para a tão sonhada vaga
t
t
t
t
t
t
t
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.