fbpx
Loader
Cabedelo/PB apresenta o Projeto EDUCA para alunos da rede municipal de ensino
27587
post-template-default,single,single-post,postid-27587,single-format-standard,bridge-core-2.3.6,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-22.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-28047

Cabedelo/PB apresenta o Projeto EDUCA para alunos da rede municipal de ensino

Cabedelo/PB apresenta o Projeto EDUCA para alunos da rede municipal de ensino

Município está entre os nove contemplados, em todo o país, com a iniciativa do OBSERVATÓRIO

O projeto Educa – Trânsito na Sala de Aula, foi apresentado na última terça-feira (22) pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, na Paraíba, por intermédio da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) e beneficiará diretamente cerca de 600 estudantes.

O Projeto Piloto Educa é uma iniciativa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) que oferece uma abordagem crítica ao tema de Educação para o Trânsito, sempre com o objetivo maior de preservar vidas. Com um conteúdo alicerçado na legislação brasileira e totalmente alinhado com a Base Nacional Comum Curricular da Educação – BNCC , e que contemplam o Ensino Fundamental para formar cidadãos que contribuam com uma melhoria continua e um transitar mais seguro, reduzindo o número de sinistros no país.

“O programa contribui para o desenvolvimento pessoal daqueles que dele participarem, oferecendo situações pedagógicas que permitem o aperfeiçoamento da capacidade de agir, pensar e atuar nas situações de trânsito. Também se espera que o programa promova a significação, o pertencimento, a aprendizagem da diversidade e a capacidade de situar-se”, pontuou o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho.

Cabedelo é um dos 9 municípios brasileiros contemplados com o projeto, que vai beneficiar diretamente cerca de 600 alunos da rede pública de ensino. Essa doação de livros para o Ensino Fundamental I e II da rede municipal de ensino, tem como objetivo levar a Educação para o Trânsito através da literatura. Inicialmente, participarão das atividades as comunidades estudantis das escolas Centro Imaculada Conceição, Marizelda Lira da Silva e Major Adolfo Pereira Maia, dos segmentos Fundamental I e II.

“Vivenciamos mais um dia especial na cidade com esse lançamento e somos muito gratos por Cabedelo ter sido escolhida como cidade piloto, sendo uma das poucas cidades do país a serem selecionadas para a implantação desse projeto. Nossa intenção é fixar as raízes na educação, pois nossa ideia é futuramente implantar esse conteúdo na grade curricular dos estudantes. Hoje plantamos uma semente, um embrião, e nosso intuito é um dia colhermos os frutos, pois é só com a educação, com o aprendizado em sala de aula, que formamos cidadãos conscientes sobre o certo e o errado em as áreas como o trânsito”, declarou o prefeito Vitor Hugo Casteliano.

Para a coordenadora de Educação do Trânsito da Semob Cabedelo, e Observadora Certificada do estado da Paraíba, Abimadabe Vieira, “Os livros físicos serão distribuídos aos educandos e serão uma ferramenta que contribuirá para o fazer pedagógico, trabalhando diversos aspectos, como ética, cidadania, solidariedade e valorização da vida. Os livros didáticos não têm a intenção de ser um trabalho a mais para o professor, mas sim, integrar ao seu planejamento de forma interdisciplinar e transversal.  Educar para o Trânsito é educar para salvar vidas, colaborando para a formação e desenvolvimento integral do indivíduo”, concluiu.

Leia a matéria completa, em: https://cabedelo.pb.gov.br/cabedelo-apresenta-projeto-pioneiro-de-educacao-no-transito-para-alunos-da-rede-municipal-de-ensino/

No Comments

Post A Comment