Matérias

Cintos merecem atenção para segurança de motoristas e passageiros, lembra ONSV

Escrito por Portal ONSV

09 AGO 2016 - 13H46

Condições das cintas, da trava e do fecho devem ser verificadas periodicamente e, no caso de substituição, o novo deve seguir rigorosamente as especificações e ser compatível com o veículo

Item indispensável para a segurança de condutores e passageiros, o cinto se segurança nem sempre é objeto de preocupação quando o assunto é a manutenção do veículo. Mas estar atento às condições dos cintos é tarefa fundamental para os que querem trafegar e conduzir passageiros com o menor nível de risco.

Quem se enquadra nesta categoria deve se ocupar com manutenção periódica deste item, que apresenta como defeitos mais comuns, danos na cinta ou problemas no fecho. Observar se o tecido não está desgastado e, ainda, se o cinto não está frouxo é importante porque, no caso de um acidente, seu funcionamento pode não ocorrer de forma correta, expondo os ocupantes do veículo às consequências de uma colisão, por exemplo.

Estar sempre atento às condições da trava é outra dica. O fecho deve ser inspecionado periodicamente e para atestar seu perfeito funcionamento, ele deve encaixar com facilidade e travar, além de ser destravado corretamente quando acionado. A durabilidade do cinto de segurança depende muitas vezes das condições às quais o veículo é exposto. Quando for trocá-lo, em caso de necessidade, procure se informar se o equipamento é adequado às especificações de seu veículo.

Afinal, é de senso comum a informação de que os cintos de segurança recebem carga considerável de esforço em casos de colisões. E que mantê-los em perfeitas condições pode garantir a segurança de passageiros e condutores. Portanto, para evitar danos consequentes de acidentes não basta apenas usar o cinto. Mais que isso, é preciso estar atento à sua manutenção.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.