[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_separator type="transparent" up="7" down="38"][vc_column_text]
Edirley Fernandes Cardoso
Maria Inês Tondello Rodrigues
Marlene Alves da Silva
Stefania Alvise Marcelo[1]
agosto/2021
A psicologia do trânsito teve seu marco no Brasil, em 1913, pelas mãos do engenheiro, Roberto Mange, que importou de Zurique - Suíça testes e técnicas para avaliar os ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana. Até o advento da profissão de psicologia em 1962, essa era uma disciplina da área da educação.
Os pedagogos e os “educadores de trânsito”, devido à ausência de uma doutrina oficial, estabeleciam a partir de suas vivências e suas convicções os conceitos e ações de educação para o trânsito. Somente no Código de Trânsito Brasileiro – CTB, Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997, que regulamenta no capítulo VI – DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO, que foram oficializadas as possíveis ações. A partir daí, trazendo, também, avanços para a segurança viária e foco no comportamento humano.
A Educação para o trânsito está prevista no art. 76 do CTB, o qual norteia e estabelece a necessidade de incluir aos conteúdos programáticos de forma transversal dentro de Ética, Cidadania, Saúde e Meio Ambiente, com equipe multidisciplinar. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, teve uma alteração em 2017, definindo Base Nacional Comum Curricular – BNCC, como a nomenclatura para direitos e objetivos de aprendizagem. Através de seus temas contemporâneos, em Cidadania e Civismo, também contempla Educação para o Trânsito. Dessa forma, os pedagogos e educadores de trânsito já possuem referenciais teóricos para suas práticas. O Observatório Nacional de Segurança Viária desenvolveu o projeto EDUCA com material que auxilia educadores do Ensino Fundamental 1 e 2.
Pedagogos e psicólogos trabalham em equipe, cada um dentro de suas peculiaridades, mas, a profissão de psicólogo foi regulamentada no Brasil somente em 1962, passando integrar o setor da saúde. A psicologia do trânsito foi uma das primeiras áreas de atuação do psicólogo desde seu reconhecimento. Os estudos científicos do professor Reinier Rozestraten, elevaram a psicologia do trânsito a outro patamar, envolvendo outras áreas como a Engenharia, analisando o comportamento humano e fatores de percepção de risco. Em 1983 foi criado o primeiro grupo de pesquisa em psicologia do trânsito, pela Universidade Federal de Uberlândia, concedendo as primeiras disciplinas e cursos de especialização na área.
A psicologia do trânsito conversa com outras áreas e o campo do saber é vasto, mas bem definido. Foi um processo demorado, definindo competências, habilidades e responsabilidades desta profissão, tão importante e imprescindível. Essencialmente neste momento em que vivemos a nível mundial, com altos números de mortes, vítimas sequeladas permanentes e acidentes no trânsito concomitante à uma pandemia.
Referências
BRASIL. LEI Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1997/lei-9503-23-setembro-1997-372348-publicacaooriginal-1-pl.html
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/
DOTTA, Ático. O condutor defensivo: teoria e prática/ Ático Dotta. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, p.80, 1998.
ROZESTRATEN, R. J. A., & Dotta, A. J. (1996). Os sinais de trânsito e o comportamento seguro (2a ed.). Porto Alegre: Sagra Luzzatto.
SILVA, M.A. (2010). Psicologia do trânsito ou avaliação psicológica no contexto do trânsito. Encontro: Revista de Psicologia, 13(19), 199-208. Disponível em https://seer.pgsskroton.com/renc/article/view/2526
[1] Observadores Certificados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, integrantes do Eixo 1 do Grupo de Estudos em Psicologia e Comportamento Humano.[/vc_column_text][vc_separator type="normal"][vc_separator type="transparent" up="60" down="17"][vc_single_image image="28060" img_size="full" alignment="center" qode_css_animation=""][vc_separator type="transparent" up="7" down="38"][vc_separator type="normal"][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_separator type="transparent"][vc_single_image image="28062" img_size="300x307" alignment="center" qode_css_animation=""][vc_separator type="normal"][vc_single_image image="28063" img_size="300x307" alignment="center" qode_css_animation=""][vc_separator type="normal"][vc_single_image image="28064" img_size="300x307" alignment="center" qode_css_animation=""][vc_separator type="normal"][vc_single_image image="28065" img_size="300x307" alignment="center" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_separator type="transparent"][vc_column_text]
Nome: Edirley Fernandes Cardoso
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Observador Certificado desde 2019
Mini Bio: Graduado em Letras Vernáculas - Unopar. Especialista em educação e Interdisciplinaridades - UFRB. Pós-graduando em psicologia do trânsito - FAVENI. Marketing Digital - IBC. Observador Certificado - ONSV. Tutor online na UNEB/UAB - Instrutor de trânsito Sest/Senat.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/edirley-cardoso-8167224a
Instagram: @edirleyfernandescardoso
[/vc_column_text][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="normal"][vc_column_text]
Nome: Maria Inês Tondello Rodrigues
Cidade: Caxias do Sul
Estado: RS
Observadora Certificada desde 2020
Mini Bio: Pedagoga com especialização em Educação de Jovens e Adultos, Mestre em Educação, Instrutora e Multiplicadora de trânsito, especialista em Mobilidade Urbana e Trânsito.
Perfil LinkedIn: Maria Inês Tondello Rodrigues
Instagram: @mari.tondello
[/vc_column_text][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="normal"][vc_column_text]
Nome: Marlene Alves da Silva
Cidade: Vitória da Conquista
Estado: BA
Observadora Certificada desde 2019
Mini Bio: Psicóloga - Pós Doutora em Psicologia Clínica, Mestre e Doutora em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica, Psicóloga Perita credenciada pela Policial Federal e ao DETRAN/BA.
Perfil LinkedIn: Marlene Alves da Silva
Instagram: @dramarlenealves
[/vc_column_text][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="normal"][vc_column_text]
Nome: Stefania Alvise
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais
Observadora Certificada desde 2019
Mini Bio: Pedagoga, Educadora de Trânsito especialista em Educação e Ação Social com ênfase em Sustentabilidade e gestão e normatização de trânsito e transportes.
Perfil LinkedIn: Stefania Alvise
Instagram:@stefaniaalvise
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
CEO do Observatório participa do 80° Encontro Nacional dos Detrans
Entre os dias 2 e 4 de setembro de 2024, a Associação Nacional dos Detrans (AND), realizou, em Brasília, o 80° Encontro Nacional dos Detrans (END) com foco em digitalização, desburocratização e melhora da segurança do trânsito.
Observatório realiza o Encontro Nacional de Observadores Certificados 2024
Nos dias 3 e 4 de setembro, o Observatório Nacional de Segurança Viária realizou o Encontro Nacional de Observadores Certificados (ENOC) 2024 em São Paulo. O evento desse ano ocorreu em conjunto com o Connected Smart Cities & Mobility (CSCM), o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil.
Observador Certificado fala sobre atropelamentos no estado de São Paulo ao Jornal da Record
O Observador Certificado, Ricardo Rocha, participou de uma reportagem do Jornal da Record, que foi ao ar na última quinta-feira (29), para falar sobre o número alarmante de mortes de pedestres por atropelamento no estado de São Paulo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.