[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_separator type="transparent" up="7" down="38"][vc_column_text]
Edirley Fernandes Cardoso
Maria Inês Tondello Rodrigues
Marlene Alves da Silva
Stefania Alvise Marcelo[1]
agosto/2021
A psicologia do trânsito teve seu marco no Brasil, em 1913, pelas mãos do engenheiro, Roberto Mange, que importou de Zurique - Suíça testes e técnicas para avaliar os ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana. Até o advento da profissão de psicologia em 1962, essa era uma disciplina da área da educação.
Os pedagogos e os “educadores de trânsito”, devido à ausência de uma doutrina oficial, estabeleciam a partir de suas vivências e suas convicções os conceitos e ações de educação para o trânsito. Somente no Código de Trânsito Brasileiro – CTB, Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997, que regulamenta no capítulo VI – DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO, que foram oficializadas as possíveis ações. A partir daí, trazendo, também, avanços para a segurança viária e foco no comportamento humano.
A Educação para o trânsito está prevista no art. 76 do CTB, o qual norteia e estabelece a necessidade de incluir aos conteúdos programáticos de forma transversal dentro de Ética, Cidadania, Saúde e Meio Ambiente, com equipe multidisciplinar. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, teve uma alteração em 2017, definindo Base Nacional Comum Curricular – BNCC, como a nomenclatura para direitos e objetivos de aprendizagem. Através de seus temas contemporâneos, em Cidadania e Civismo, também contempla Educação para o Trânsito. Dessa forma, os pedagogos e educadores de trânsito já possuem referenciais teóricos para suas práticas. O Observatório Nacional de Segurança Viária desenvolveu o projeto EDUCA com material que auxilia educadores do Ensino Fundamental 1 e 2.
Pedagogos e psicólogos trabalham em equipe, cada um dentro de suas peculiaridades, mas, a profissão de psicólogo foi regulamentada no Brasil somente em 1962, passando integrar o setor da saúde. A psicologia do trânsito foi uma das primeiras áreas de atuação do psicólogo desde seu reconhecimento. Os estudos científicos do professor Reinier Rozestraten, elevaram a psicologia do trânsito a outro patamar, envolvendo outras áreas como a Engenharia, analisando o comportamento humano e fatores de percepção de risco. Em 1983 foi criado o primeiro grupo de pesquisa em psicologia do trânsito, pela Universidade Federal de Uberlândia, concedendo as primeiras disciplinas e cursos de especialização na área.
A psicologia do trânsito conversa com outras áreas e o campo do saber é vasto, mas bem definido. Foi um processo demorado, definindo competências, habilidades e responsabilidades desta profissão, tão importante e imprescindível. Essencialmente neste momento em que vivemos a nível mundial, com altos números de mortes, vítimas sequeladas permanentes e acidentes no trânsito concomitante à uma pandemia.
Referências
BRASIL. LEI Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1997/lei-9503-23-setembro-1997-372348-publicacaooriginal-1-pl.html
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/
DOTTA, Ático. O condutor defensivo: teoria e prática/ Ático Dotta. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, p.80, 1998.
ROZESTRATEN, R. J. A., & Dotta, A. J. (1996). Os sinais de trânsito e o comportamento seguro (2a ed.). Porto Alegre: Sagra Luzzatto.
SILVA, M.A. (2010). Psicologia do trânsito ou avaliação psicológica no contexto do trânsito. Encontro: Revista de Psicologia, 13(19), 199-208. Disponível em https://seer.pgsskroton.com/renc/article/view/2526
[1] Observadores Certificados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, integrantes do Eixo 1 do Grupo de Estudos em Psicologia e Comportamento Humano.[/vc_column_text][vc_separator type="normal"][vc_separator type="transparent" up="60" down="17"][vc_single_image image="28060" img_size="full" alignment="center" qode_css_animation=""][vc_separator type="transparent" up="7" down="38"][vc_separator type="normal"][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_separator type="transparent"][vc_single_image image="28062" img_size="300x307" alignment="center" qode_css_animation=""][vc_separator type="normal"][vc_single_image image="28063" img_size="300x307" alignment="center" qode_css_animation=""][vc_separator type="normal"][vc_single_image image="28064" img_size="300x307" alignment="center" qode_css_animation=""][vc_separator type="normal"][vc_single_image image="28065" img_size="300x307" alignment="center" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_separator type="transparent"][vc_column_text]
Nome: Edirley Fernandes Cardoso
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Observador Certificado desde 2019
Mini Bio: Graduado em Letras Vernáculas - Unopar. Especialista em educação e Interdisciplinaridades - UFRB. Pós-graduando em psicologia do trânsito - FAVENI. Marketing Digital - IBC. Observador Certificado - ONSV. Tutor online na UNEB/UAB - Instrutor de trânsito Sest/Senat.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/edirley-cardoso-8167224a
Instagram: @edirleyfernandescardoso
[/vc_column_text][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="normal"][vc_column_text]
Nome: Maria Inês Tondello Rodrigues
Cidade: Caxias do Sul
Estado: RS
Observadora Certificada desde 2020
Mini Bio: Pedagoga com especialização em Educação de Jovens e Adultos, Mestre em Educação, Instrutora e Multiplicadora de trânsito, especialista em Mobilidade Urbana e Trânsito.
Perfil LinkedIn: Maria Inês Tondello Rodrigues
Instagram: @mari.tondello
[/vc_column_text][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="normal"][vc_column_text]
Nome: Marlene Alves da Silva
Cidade: Vitória da Conquista
Estado: BA
Observadora Certificada desde 2019
Mini Bio: Psicóloga - Pós Doutora em Psicologia Clínica, Mestre e Doutora em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica, Psicóloga Perita credenciada pela Policial Federal e ao DETRAN/BA.
Perfil LinkedIn: Marlene Alves da Silva
Instagram: @dramarlenealves
[/vc_column_text][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="normal"][vc_column_text]
Nome: Stefania Alvise
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais
Observadora Certificada desde 2019
Mini Bio: Pedagoga, Educadora de Trânsito especialista em Educação e Ação Social com ênfase em Sustentabilidade e gestão e normatização de trânsito e transportes.
Perfil LinkedIn: Stefania Alvise
Instagram:@stefaniaalvise
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.