Artigos

Detran-ES começa programação do Maio Amarelo com abordagem educativa

Escrito por Portal ONSV

08 MAI 2018 - 14H40

Dando início às ações educativas da programação do ‘Maio Amarelo’ no Espírito Santo, a equipe de educação de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) realizou abordagem a condutores, pedestres e ciclistas em frente à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na tarde desta quarta-feira (02).

Durante a ação, condutores parados no semáforo e pedestres atravessando a faixa foram abordados e receberam orientações sobre comportamento mais seguro no trânsito. Uma equipe de artistas do grupo teatral ONG Avalanche também fez abordagens lúdicas alertando os pedestres que desrespeitavam as normas de trânsito. A ação também contou com o apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

A estudante Victória Agrizani levou uma “bronca” porque atravessou a faixa de pedestres correndo e lendo mensagem no telefone celular. Mesmo assim, ela não se incomodou e gostou da abordagem. “É uma forma diferente e alegre de chamar a nossa atenção e alertar para os perigos dos descuidos no dia a dia. Acabei correndo para não perder a hora e não prestei atenção na rua, mas vou ficar mais atenta”, disse.

“É muito importante e me fez pensar que muitas vezes a gente não observa a relação com os outros no trânsito. A ação me levou a refletir no meu comportamento no trânsito” disse a estudante Mariana Souza.

A diretoria técnica do Detran-ES, Édina de Almeida Poleto, destacou a importância dessas ações para conscientizar a população e promover um trânsito mais seguro. “Começamos hoje a programação do Maio Amarelo com essa ação de abordagem na rua com os condutores e pedestres capixabas em frente à nossa sede, aqui em Vitória. Teremos várias ações educativas na Grande Vitória e no interior até o fim do mês com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de ter atitudes responsáveis no trânsito. Queremos chamar a sociedade para se envolver nas ações e estimular os condutores, pedestres e passageiros a optarem por um trânsito mais seguro”, destacou.

Durante todo o mês, o Detran-ES vai desenvolver atividades na Grande Vitória e em municípios do interior do Estado, como palestras em instituições de ensino e empresas, abordagem educativas nas ruas e em bares, atividades em shopping e seminários.

O ‘Maio Amarelo’ é um alerta para mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no mundo e no Brasil. O tema deste ano definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “Nós somos o trânsito”.

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery interval="3" images="18622,18623,18624" img_size="full"][/vc_column][/vc_row]

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.