Artigos

Por que ter um bafômetro descartável sempre com você?

Escrito por Portal ONSV

06 FEV 2020 - 11H39

Por Miriam Pimentel – Observadora Certificada

No Brasil, passamos ainda por muita falta de informação em relação aos verdadeiros prejuízos de beber e dirigir, no que é considerado consumo moderado e na dose padrão de miligramas por litro de álcool aconselhados ao consumo diário e semanal e principalmente no tempo necessário de descanso após a última dose para voltar a dirigir.

Não é possível determinar um tempo padrão de descanso pois existem vários fatores envolvidos, tais como; tipo físico, metabolismo, tolerância, quantidade consumida e tipo de destilado ingerido entre outros, portanto a única maneira de saber se você está realmente apto a dirigir no dia seguinte ou horas após o consumo é fazendo o autoteste.

O bafômetro descartável em forma de balão é um dispositivo de segurança pessoal criado para medir a quantidade de álcool presente no ar alveolar dos pulmões, obtendo uma mostra representativa da concentração de álcool no sangue. Nota-se que o balão contém o ar do seu pulmão, a maneira mais eficiente de detectar com precisão o álcool contido no sangue naquele momento.

Ele serve para ser usado de forma voluntária para controlar a sua alcoolemia. É uma eficiente maneira preventiva que tem como intuito criar a sua própria percepção do risco antes de dirigir, proporcionando a certeza de uma direção segura e de que você não está excedendo os limites permitidos por lei, lembrando que, no Brasil a tolerância é zero.

É importante colocar toda a informação à disposição da população para que, com esse conhecimento, possa criar o hábito de desenvolver estratégias que evitem comprometer sua saúde, patrimônio, integridade física, e até mesmo a própria vida, a de familiares e terceiros, quando se toma a decisão de dirigir um veículo após beber. É fundamental trabalhar em conjunto com a sociedade para mudar a impressão errada que se tem do bafômetro, e entender que este é um programa que SALVA VIDAS. Dessa forma, os programas e as informações não serão entendidos como medidas restritivas. É de grande relevância destacar que não existe uma quantidade de álcool no sangue que garanta manter-se o controle necessário para dirigir com precisão e segurança. É fortemente recomendado a quem decida dirigir que não consuma álcool e tome decisões alternativas para não se colocar em risco, nem os outros”, citam os autores no livro: “Uma ferramenta para o combate ao consumo nocivo de álcool”, Brasil, janeiro, 2020.

O bafômetro individual permite que o motorista saiba se está SEGURO para dirigir horas após o consumo, neste caso se o tubo do reagente permanecer branco, você está apto a dirigir. Ao contrário, se o tubo do reagente aparecer cor de rosa ou vermelho, significa que a taxa de álcool (mg/l) é superior ao autorizado por lei e você não pode conduzir.

Não corra riscos e tenha sempre o seu bafômetro individual com você!

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.