Artigos

Site do Ministério da Infraestrutura do Governo Federal dá destaque à Campanha Maio Amarelo

Escrito por Portal ONSV

07 MAI 2019 - 15H35

Abertura das atividades será dia 8 e lembra responsabilidade de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres na redução de acidentes e na preservação de vidas

 

O Ministério da Infraestrutura do Governo Federal apoia a Campanha Maio Amarelo. Desde o início do mês a campanha #MeOuça está em destaque no site da pasta: http://infraestrutura.gov.br/

Para celebrar a campanha nacional de segurança no trânsito, o Ministério da Infraestrutura realiza, no dia 8 de maio, a cerimônia de abertura das atividades do Maio Amarelo. Estão previstas, no edifício sede do ministério, uma série de atividades para reforçar a importância do movimento que lembra a responsabilidade de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres na redução de acidentes e na preservação de vidas.

“Estamos engajados nesta grande mobilização, junto com diversas instituições públicas, privadas, empresas, organizações não governamentais e sociedade, para destacar a importância de cada cidadão na promoção da segurança viária”, afirmou o ministro Tarcísio Gomes de Freitas. “Precisamos ter em mente que um bom condutor é aquele que ajuda a promover segurança, melhorar a circulação e garantir qualidade de vida na logística urbana”, destacou.

No evento, o ministro irá assinar com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o acordo de cooperação técnica para a realização do Programa Educa, iniciativa de educação no trânsito voltada a alunos do ensino fundamental das redes pública e privada. Logo depois, será aberta, no estacionamento do edifício da Infraestrutura, uma exposição das ações de segurança viária pelas instituições parceiras. Participam o Detran‐DF, DER‐DF, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), SEST/SENAT, Brasil Caminhoneiro e o Instituto Mobih.

Além disso, os diretores-presidentes dos Detrans dos 26 estados e Distrito Federal aproveitarão para apresentar as ações nacionais desenvolvidas sob a coordenação dos órgãos estaduais de trânsito. Na oportunidade, eles farão a assinatura do termo de compromisso para o desenvolvimento da Campanha Nacional de Trânsito, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), cujo tema deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”. Também haverá a entrega do Prêmio da Semana de Comunicação do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) para alunos de jornalismo e publicidade vencedores do concurso para realização de um release e uma campanha publicitária sobre o tema.

Durante todo o mês de maio, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e diversos órgãos públicos do país estarão iluminados na cor amarela, que representa a atenção na sinalização de advertência no trânsito e que simboliza o movimento.

MAIO AMARELO – Em sua sexta edição, o Maio Amarelo teve início no Brasil em 2014 com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito no país. O movimento foi internacionalmente divulgado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Segundo ONU, cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem por ano em acidentes no trânsito, que passou a ser a nona causa de mortes em todo o mundo.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.