Artigos

Site do Ministério da Infraestrutura do Governo Federal dá destaque à Campanha Maio Amarelo

Escrito por Portal ONSV

07 MAI 2019 - 15H35

Abertura das atividades será dia 8 e lembra responsabilidade de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres na redução de acidentes e na preservação de vidas

 

O Ministério da Infraestrutura do Governo Federal apoia a Campanha Maio Amarelo. Desde o início do mês a campanha #MeOuça está em destaque no site da pasta: http://infraestrutura.gov.br/

Para celebrar a campanha nacional de segurança no trânsito, o Ministério da Infraestrutura realiza, no dia 8 de maio, a cerimônia de abertura das atividades do Maio Amarelo. Estão previstas, no edifício sede do ministério, uma série de atividades para reforçar a importância do movimento que lembra a responsabilidade de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres na redução de acidentes e na preservação de vidas.

“Estamos engajados nesta grande mobilização, junto com diversas instituições públicas, privadas, empresas, organizações não governamentais e sociedade, para destacar a importância de cada cidadão na promoção da segurança viária”, afirmou o ministro Tarcísio Gomes de Freitas. “Precisamos ter em mente que um bom condutor é aquele que ajuda a promover segurança, melhorar a circulação e garantir qualidade de vida na logística urbana”, destacou.

No evento, o ministro irá assinar com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o acordo de cooperação técnica para a realização do Programa Educa, iniciativa de educação no trânsito voltada a alunos do ensino fundamental das redes pública e privada. Logo depois, será aberta, no estacionamento do edifício da Infraestrutura, uma exposição das ações de segurança viária pelas instituições parceiras. Participam o Detran‐DF, DER‐DF, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), SEST/SENAT, Brasil Caminhoneiro e o Instituto Mobih.

Além disso, os diretores-presidentes dos Detrans dos 26 estados e Distrito Federal aproveitarão para apresentar as ações nacionais desenvolvidas sob a coordenação dos órgãos estaduais de trânsito. Na oportunidade, eles farão a assinatura do termo de compromisso para o desenvolvimento da Campanha Nacional de Trânsito, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), cujo tema deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”. Também haverá a entrega do Prêmio da Semana de Comunicação do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) para alunos de jornalismo e publicidade vencedores do concurso para realização de um release e uma campanha publicitária sobre o tema.

Durante todo o mês de maio, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e diversos órgãos públicos do país estarão iluminados na cor amarela, que representa a atenção na sinalização de advertência no trânsito e que simboliza o movimento.

MAIO AMARELO – Em sua sexta edição, o Maio Amarelo teve início no Brasil em 2014 com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito no país. O movimento foi internacionalmente divulgado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Segundo ONU, cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem por ano em acidentes no trânsito, que passou a ser a nona causa de mortes em todo o mundo.

Univasf_recebe_comite_regional_prevencao_acidentes_moto
Observadores Certificados

Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do Francisco/PE recebe Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do Francisco (HU-Univasf), em Pernambuco, recebeu, no final de maio, a visita de um grupo de membros do Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM) e representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e do Observatório de Segurança Pública do Município de Petrolina. O objetivo foi mostrar in loco, a partir dos fluxos de atendimentos e internações no Hospital, as repercussões dos sinistros de transporte terrestre para a saúde pública. O HU-Univasf é um dos 45 hospitais gerenciados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

SP2_330_pessoas_morreram_atropeladas_na_capital_de_sao_paulo_em_2023
Matérias

330 pessoas morreram atropeladas na capital de São Paulo em 2023

O SP2, telejornal da TV Globo, da última quinta-feira (13), alertou sobre o crescente risco no trânsito para os pedestres na capital e Grande São Paulo. Somente em 2023, 330 pessoas morreram atropeladas na capital paulista. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, reforçou a necessidade de investimento em campanhas de educação para o trânsito durante a reportagem.

Observador_certificado_ministra_palestra_camara_de_vereadores_de_sao_borja_rs
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra sobre segurança viária na Câmara de Vereadores de São Borja/RS

A palestra “Trânsito (in)seguro: Responsabilidades Compartilhadas”, foi ministrada no plenário da Câmara de Vereadores do município de São Borja, no Rio Grande do Sul, pelo Observador Certificado e representante do Maio Amarelo 2024, Eduardo Cadore, no final do mês de maio.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.