Beatriz Rocha Araujo[1]
Priscilla Miyahira Borges[2]
Eixo II do Grupo de Estudos em Psicologia e Comportamento Humano (GEPCH) do ONSV
A Avaliação Psicológica para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e para os motoristas profissionais, que exercem atividade remunerada ao veículo é etapa obrigatória e eliminatória do processo de obtenção e renovação da CNH, embasada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e normatizada pela Resolução 425/2012 do Contran e pela Resolução 001/2019 do Conselho Federal de Psicologia. Nesse momento, é importante esclarecer, que a CNH não é um direito universal de todo cidadão. Todos devem ter o direito de acesso ao processo de obtenção e renovação da CNH e, obtendo resultado Apto em todas as etapas, conseguem a concessão da CNH, e permissão para dirigir de acordo com a categoria concedida pelas etapas eliminatórias desse processo.
Leia o artigo completo em: http://bit.ly/3rnb0ZE
[vc_separator type="small" position="center"]
[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern" z_index=""][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="26498" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text]
[1] Beatriz Araujo - Observadora Certificada. Reside em Santa Cruz do Sul (RS), Psicóloga, Pedagoga, Especialista em Psicologia do Trânsito e Mestre em Educação.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="26502" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text]
[2] Priscilla Borges - Observadora Certificada, reside em Campo Grande - MS. Psicóloga especialista em Psicologia do Trânsito, em Planejamento e Gestão de Trânsito e Pós-graduanda em Avaliação Psicológica. Gestora de Educação e Segurança de Trânsito no Detran-MS.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_separator type="transparent"][/vc_column][/vc_row]
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.