Educação

Avaliação Psicológica para candidatos à CNH e motoristas profissionais: por que essa etapa é tão importante?

Escrito por Portal ONSV

05 MAR 2021 - 16H36

Beatriz Rocha Araujo[1]

Priscilla Miyahira Borges[2]

Eixo II do Grupo de Estudos em Psicologia e Comportamento Humano (GEPCH) do ONSV

A Avaliação Psicológica para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e para os motoristas profissionais, que exercem atividade remunerada ao veículo é etapa obrigatória e eliminatória do processo de obtenção e renovação da CNH, embasada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e normatizada pela Resolução 425/2012 do Contran e pela Resolução 001/2019 do Conselho Federal de Psicologia. Nesse momento, é importante esclarecer, que a CNH não é um direito universal de todo cidadão. Todos devem ter o direito de acesso ao processo de obtenção e renovação da CNH e, obtendo resultado Apto em todas as etapas, conseguem a concessão da CNH, e permissão para dirigir de acordo com a categoria concedida pelas etapas eliminatórias desse processo.

Leia o artigo completo em: http://bit.ly/3rnb0ZE

[vc_separator type="small" position="center"]

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern" z_index=""][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="26498" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text]

[1] Beatriz Araujo - Observadora Certificada. Reside em Santa Cruz do Sul (RS), Psicóloga, Pedagoga, Especialista em Psicologia do Trânsito e Mestre em Educação.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="26502" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text]

[2] Priscilla Borges - Observadora Certificada, reside em Campo Grande - MS. Psicóloga especialista em Psicologia do Trânsito, em Planejamento e Gestão de Trânsito e Pós-graduanda em Avaliação Psicológica. Gestora de Educação e Segurança de Trânsito no Detran-MS.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_separator type="transparent"][/vc_column][/vc_row]

OC_Mercia_Gomes_Agentes_de_transito_adicional_de_insalubridade
Observadores Certificados

AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI

No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.

Uso_celular_ao_volante_Parana
Entrevista

USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ

O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.

Senatran_relatorio_inedito_15_anos_lei_seca
Matérias

SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA

Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto