A RP Mobi (Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto) divulgou na última quinta-feira (16), um balanço sobre a conquista do “Prêmio Senatran 2023” pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Doutor Waldemar Roberto, localizada em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo. A instituição da rede pública é a primeira da cidade a participar do programa criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
A Emef Doutor Waldemar Roberto venceu o Prêmio Senatran 2023 na Categoria X, destinada a escolas municipais, com o trabalho de educação para o trânsito. A premiação é organizada pelo Ministério dos Transportes, por meio da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). O prêmio tem como objetivo valorizar e incentivar projetos e iniciativas que contribuem para a melhoria da segurança viária no país. Os trabalhos foram avaliados e escolhidos pelas comissões julgadoras. A escola receberá um prêmio no valor de R$20 mil reais no dia 13 de dezembro, em Brasília/DF.
Desde dezembro de 2022, que a Emef Waldemar Roberto foi selecionada pela RP Mobi, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, para receber as iniciativas educativas para o trânsito no ambiente escolar. Desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO e apoiado pela Escola Pública de Trânsito (EPT) de Ribeirão Preto, o programa Educa disponibiliza material didático que busca orientar noções básicas do sistema de trânsito, além de alertar as crianças, professores e pais para prevenção de acidentes nas ruas e avenidas do município. A instituição de ensino também recebe atividades do programa Siga Consciente, mediante conteúdos sobre o trânsito seguro para alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental.
No primeiro semestre deste ano, a RP Mobi concluiu as etapas para o acesso da escola ao Educa, que em seguida, com os materiais didáticos distribuídos para 1.121 alunos passou a adotar a metodologia de trânsito em diversas disciplinas da grade curricular. A partir disso, houve a confecção de cartazes, dinâmicas, atividades presenciais, além da implantação de novas demarcações de sinalização nas proximidades da escola.
“É muito gratificante chegar no final deste semestre, e ver a nossa escola modelo ser premiada a partir dessa parceria de trabalho e suporte que tivemos com professores e a direção da Emef”, avaliam os profissionais do Departamento de Educação de Trânsito da RP Mobi.
Para o diretor de Trânsito da RP Mobi, Delcides Araújo, o apoio oferecido pelo OBSERVATÓRIO com o programa Educa, para ações de Educação para o Trânsito “nesta instituição foi fundamental para multiplicação das boas práticas para a garantia de um trânsito com menos sinistros preservando vidas.”
Conheça o programa Educa: https://www.onsv.org.br/projetos/observatorio-educa
Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto/Divulgação.
OBSERVADOR CERTIFICADO: PROGRAMA VISA EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Criado e promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o programa Observador Certificado visa estimular o aprimoramento de profissionais que já atuam na área, facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas para as melhores práticas de segurança viária e veicular em suas cidades e região. O Observador Certificado Delcides Araújo, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ressalta os desafios e relevância desses profissionais para promover a cultura da segurança viária no município.
PROGRAMAS DESENVOLVIDOS PELO OBSERVATÓRIO PROMOVEM A CULTURA DA SEGURANÇA VIÁRIA EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O Projeto Educação para o Trânsito desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Waldemar Roberto, em parceria com o Programa Educa, promovido em sinergia entre a RP MOBI – Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto – e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, emergiu como um caminho para mobilizar estudantes, familiares e comunidade escolar e foi a grande vencedora da Categoria X, destinada a escolas municipais, com o trabalho de educação para o trânsito, do prêmio Senatran 2023.
PROGRAMA EDUCA CHEGA ÀS ESCOLAS DE CAMPINAS/SP
A Escola Estadual Professora Dora Maria Maciel de Castro Kanso, em Campinas, interior de São Paulo, foi a primeira da cidade a receber a implantação do Programa Educa, durante o evento de entrega dos livros que integrou a Semana da Mobilidade Urbana 2023, ontem (27). Na ocasião, representantes da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária apresentaram o projeto a professores e alunos.
Boleto