As proximidades das escolas integrantes do programa Educa – projeto desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária -, em Arapiraca, no estado de Alagoas, ganharam novos personagens que foram às ruas para sensibilizar toda a comunidade para os riscos do trânsito em ações realizadas nos dias 15 e 24 de agosto.
Essas ações contaram com a parceria e participação da Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com a SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) de Arapiraca, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Observadores Certificados locais.
A primeira ação, realizada em 15 de agosto, foi uma passeata na comunidade de Vila Bananeiras, zona rural do município, organizada pela Escola José Pereira Lúcio. Toda a comunidade escolar em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, a SMTT de Arapiraca, o Detran e Observadores Certificados, percorreram as ruas da comunidade numa passeata intitulada “No trânsito escolhemos a vida: Nosso lugar de vivência; territórios educativos”.
Faixas e cartazes, frutos do trabalho produzido em sala de aula foram levados às ruas visando chamar a atenção e sensibilizar a comunidade para os riscos do trânsito, numa região rural que fica às margens de uma rodovia estadual de Alagoas.
A segunda ação, uma blitz educativa organizada pela SMTT, secretaria de Educação e a comunidade escolar, proveniente de atividades do programa Educa, levou muita informação para os condutores e pedestres que passaram no trecho da ação, durante a manhã do dia 24 de agosto.
Faixas e cartazes com mensagens de conscientização sobre a segurança viária foram exibidos durante essa ação. Até a “morte”, simbolizada na fantasia vestida por um estudante, surgiu no local para auxiliar no trabalho educativo. De maneira teatral, alguns alunos também fizeram o papel de vítimas de ocorrências de trânsito, como forma de chamar a atenção dos condutores.
“Todas as instituições envolvidas com o programa Educa em Alagoas têm buscado apoiar a Secretaria de Educação de Arapiraca nas atividades de acompanhamento realizadas nas escolas. A cada mês a Semed realiza visita e acompanha de 2 a 4 escolas participantes do programa”, enfatizou Claudia Laranjeiras, Articuladora da Secretaria de Educação.
As duas ações contaram com cerca de 40 pessoas, entre alunos, educadores, cuidadores e representantes das instituições. “Estamos unidos pelo bem das comunidades, por mais segurança com as crianças sendo multiplicadoras de informações hoje, e, ao mesmo tempo, trabalhando na formação de cidadãos e cidadãs responsáveis para que possamos ter um trânsito ainda mais seguro no futuro próximo”, explicou a pedagoga Patrícia Leandro, coordenadora do Educa pela SMTT e integrante do Departamento de Educação para o Trânsito da superintendência.
Entre uma mensagem de conscientização e outra, a garotada aproveitou para registrar a presença do mascota da SMTT, o Zé Máforo, que cumpre papel importante na aproximação das informações educativas entre a criançada.
“É muito gratificante ver que o Educa é uma realidade em todo o país e que o mesmo conteúdo, porém contextualizado na realidade de cada região, tem contribuído para a formação de crianças e adolescentes para a convivência pacífica e cidadã no ambiente do trânsito”, concluiu Edira Soares, coordenadora Nacional do Programa Educa.
1/12
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.