As proximidades das escolas integrantes do programa Educa – projeto desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária -, em Arapiraca, no estado de Alagoas, ganharam novos personagens que foram às ruas para sensibilizar toda a comunidade para os riscos do trânsito em ações realizadas nos dias 15 e 24 de agosto.
Essas ações contaram com a parceria e participação da Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com a SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) de Arapiraca, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Observadores Certificados locais.
A primeira ação, realizada em 15 de agosto, foi uma passeata na comunidade de Vila Bananeiras, zona rural do município, organizada pela Escola José Pereira Lúcio. Toda a comunidade escolar em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, a SMTT de Arapiraca, o Detran e Observadores Certificados, percorreram as ruas da comunidade numa passeata intitulada “No trânsito escolhemos a vida: Nosso lugar de vivência; territórios educativos”.
Faixas e cartazes, frutos do trabalho produzido em sala de aula foram levados às ruas visando chamar a atenção e sensibilizar a comunidade para os riscos do trânsito, numa região rural que fica às margens de uma rodovia estadual de Alagoas.
A segunda ação, uma blitz educativa organizada pela SMTT, secretaria de Educação e a comunidade escolar, proveniente de atividades do programa Educa, levou muita informação para os condutores e pedestres que passaram no trecho da ação, durante a manhã do dia 24 de agosto.
Faixas e cartazes com mensagens de conscientização sobre a segurança viária foram exibidos durante essa ação. Até a “morte”, simbolizada na fantasia vestida por um estudante, surgiu no local para auxiliar no trabalho educativo. De maneira teatral, alguns alunos também fizeram o papel de vítimas de ocorrências de trânsito, como forma de chamar a atenção dos condutores.
“Todas as instituições envolvidas com o programa Educa em Alagoas têm buscado apoiar a Secretaria de Educação de Arapiraca nas atividades de acompanhamento realizadas nas escolas. A cada mês a Semed realiza visita e acompanha de 2 a 4 escolas participantes do programa”, enfatizou Claudia Laranjeiras, Articuladora da Secretaria de Educação.
As duas ações contaram com cerca de 40 pessoas, entre alunos, educadores, cuidadores e representantes das instituições. “Estamos unidos pelo bem das comunidades, por mais segurança com as crianças sendo multiplicadoras de informações hoje, e, ao mesmo tempo, trabalhando na formação de cidadãos e cidadãs responsáveis para que possamos ter um trânsito ainda mais seguro no futuro próximo”, explicou a pedagoga Patrícia Leandro, coordenadora do Educa pela SMTT e integrante do Departamento de Educação para o Trânsito da superintendência.
Entre uma mensagem de conscientização e outra, a garotada aproveitou para registrar a presença do mascota da SMTT, o Zé Máforo, que cumpre papel importante na aproximação das informações educativas entre a criançada.
“É muito gratificante ver que o Educa é uma realidade em todo o país e que o mesmo conteúdo, porém contextualizado na realidade de cada região, tem contribuído para a formação de crianças e adolescentes para a convivência pacífica e cidadã no ambiente do trânsito”, concluiu Edira Soares, coordenadora Nacional do Programa Educa.
1/12
Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO
No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.
Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão
Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.
Tecnologia e Mobilidade: OBSERVATÓRIO participa de painel no AND Tech
O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, do AND Tech evento que reuniu, pela primeira vez, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) do país em um só local: o Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.