Educação

Momento Segurança no Trânsito destaca responsabilidade dos pedestres

Escrito por Portal ONSV

02 MAR 2017 - 10H15

A responsabilidade de pedestres no trânsito é o tema desta semana do quadro Momento Segurança no Trânsito.  Assim como condutores de veículos, os pedestres conscientes devem respeitar uma série de regras voltadas para garantia de sua própria segurança. O programa lembra também que mais de 8 mil pedestres morreram em acidentes de trânsito em 2014.

Para evitar a repetição desse número, os pedestres devem sempre utilizar as passarelas quando tiverem de atravessar grandes avenidas ou rodovias. Deve ainda estar atento à sinalização, caminhar pela calçada, observar a comunicação dada pelos condutores através das setas.

Para garantia de sua segurança, os pedestres devem sempre atravessar nas faixas destinadas essa finalidade. Se ela não existir, deve então atravessar no meio do quarteirão em linha reta e evitar trechos em curvas.  Cada vez que for cruzar uma via, o pedestre tem olhar para os dois lados. Assim como para os veículos, ver e ser visto é importante também para quem caminha a pé. Do mesmo modo, a atenção em dias de chuva deve ser redobrada.

Outro detalhe que pode fazer a diferença: quando for atravessar vias congestionadas, o pedestre tem de estar atento porque motociclistas e ciclistas costumam trafegar ao lados dos veículos parados. O pedestre tem de cuidar, ainda, para não atravessar pela frente de ônibus em pontos de parada e nunca sair detrás de árvores para cruzar vias. Seguindo essas orientações pedestres estarão fazendo a melhor escolha, capaz de garantir sua segurança.

O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.

Assista ao vídeo:

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Observatorio_debate_sobre_desafios_perspectivas_seguranca_viaria_encontro_esg
Matérias

OBSERVATÓRIO debate sobre desafios e perspectivas da Segurança Viária em Encontro ESG

Com o objetivo de fomentar práticas mais sustentáveis, responsáveis, éticas e alinhadas aos valores do ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor, o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) realizou nos dias 05 e 06 de junho, o Encontro ESG: Desafios e Oportunidades no Transporte de Cargas, durante a Jornada de Sustentabilidade. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, esteve entre os debatedores do Painel Segurança Viária ou do Trabalho desafios e perspectivas.

tv_globo_bahia_relatorio_maio_prudencia_mulheres_no_transito
Observadores Certificados

TV Globo Bahia utiliza relatório do OBSERVATÓRIO em reportagem que destaca maior prudência de mulheres no trânsito

O telejornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia – afiliada à TV Glogo na Bahia, comparou questões relacionadas à imprudência no trânsito entre homens e mulheres em reportagem, com base em um relatório produzido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que destaca algumas diferenças entre mulheres e homens no trânsito brasileiro. A psicóloga do trânsito e Observadora Certificada, Bianca Cruz, destacou a importância de ações educativas exclusivas, voltadas diretamente para o público masculino.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Educação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.