A responsabilidade de pedestres no trânsito é o tema desta semana do quadro Momento Segurança no Trânsito. Assim como condutores de veículos, os pedestres conscientes devem respeitar uma série de regras voltadas para garantia de sua própria segurança. O programa lembra também que mais de 8 mil pedestres morreram em acidentes de trânsito em 2014.
Para evitar a repetição desse número, os pedestres devem sempre utilizar as passarelas quando tiverem de atravessar grandes avenidas ou rodovias. Deve ainda estar atento à sinalização, caminhar pela calçada, observar a comunicação dada pelos condutores através das setas.
Para garantia de sua segurança, os pedestres devem sempre atravessar nas faixas destinadas essa finalidade. Se ela não existir, deve então atravessar no meio do quarteirão em linha reta e evitar trechos em curvas. Cada vez que for cruzar uma via, o pedestre tem olhar para os dois lados. Assim como para os veículos, ver e ser visto é importante também para quem caminha a pé. Do mesmo modo, a atenção em dias de chuva deve ser redobrada.
Outro detalhe que pode fazer a diferença: quando for atravessar vias congestionadas, o pedestre tem de estar atento porque motociclistas e ciclistas costumam trafegar ao lados dos veículos parados. O pedestre tem de cuidar, ainda, para não atravessar pela frente de ônibus em pontos de parada e nunca sair detrás de árvores para cruzar vias. Seguindo essas orientações pedestres estarão fazendo a melhor escolha, capaz de garantir sua segurança.
O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.
Assista ao vídeo:
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.