Momento Segurança no Trânsito destaca responsabilidade dos pedestres
A responsabilidade de pedestres no trânsito é o tema desta semana do quadro Momento Segurança no Trânsito. Assim como condutores de veículos, os pedestres conscientes devem respeitar uma série de regras voltadas para garantia de sua própria segurança. O programa lembra também que mais de 8 mil pedestres morreram em acidentes de trânsito em 2014.
Para evitar a repetição desse número, os pedestres devem sempre utilizar as passarelas quando tiverem de atravessar grandes avenidas ou rodovias. Deve ainda estar atento à sinalização, caminhar pela calçada, observar a comunicação dada pelos condutores através das setas.
Para garantia de sua segurança, os pedestres devem sempre atravessar nas faixas destinadas essa finalidade. Se ela não existir, deve então atravessar no meio do quarteirão em linha reta e evitar trechos em curvas. Cada vez que for cruzar uma via, o pedestre tem olhar para os dois lados. Assim como para os veículos, ver e ser visto é importante também para quem caminha a pé. Do mesmo modo, a atenção em dias de chuva deve ser redobrada.
Outro detalhe que pode fazer a diferença: quando for atravessar vias congestionadas, o pedestre tem de estar atento porque motociclistas e ciclistas costumam trafegar ao lados dos veículos parados. O pedestre tem de cuidar, ainda, para não atravessar pela frente de ônibus em pontos de parada e nunca sair detrás de árvores para cruzar vias. Seguindo essas orientações pedestres estarão fazendo a melhor escolha, capaz de garantir sua segurança.
O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.
Assista ao vídeo:

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.