O Jornal Contexto, da região de Bauru, no interior do estado de São Paulo, produziu uma reportagem especial na última quarta-feira (05), sobre a falta de mobilidade urbana e como resultado, criando desigualdades que afetam a convivência interpessoal, a manutenção de vínculos empregatícios, o lazer e até mesmo a sobrevivência. Pedro Borges, head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi consultado pela reportagem para comentar esse tema.
A reportagem também aborda questões de acessibilidade, como os desafios de locomoção no município, que podem ser maiores quando o público tem limitação do funcionamento completo ou parcial do corpo, ou ainda, se insere em um contingente cujo envelhecimento acarreta doenças crônicas e perda de habilidades motoras. Já que, muitas vezes, as construções viárias são estabelecidas pensando em um fluxo de pessoas sem deficiência (PsD) e em idade trabalhista.
Quando se fala em mobilidade, a funcionalidade do trânsito é um parâmetro essencial. Com o aumento da aquisição de veículos próprios, é preciso pensar em sinalização, fluxo viário e conscientização de motoristas. “Atualmente, o planejamento da mobilidade urbana deve garantir a segurança dos usuários do sistema e também considerar as questões de sustentabilidade e acessibilidade da população aos sistemas de transporte, conforme as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana”, argumentou Pedro Borges.
O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO ressaltou ainda a importância de uma infraestrutura que pense na interação entre diferentes tipos de transporte: “o planejamento das cidades deve considerar e prever os conflitos entre os modais mais prevalentes, como o automóvel, e os modais menos seguros, como motocicletas, bicicletas e pedestres. Essas medidas podem vir em forma de adequações e melhorias na infraestrutura viária (ruas, calçadas, ciclovias, faixas exclusivas), na sinalização (faixas de pedestres) e na mudança de normas e aspectos operacionais, como a redução dos limites de velocidade e inserção de fiscalização eletrônica de velocidade”, explicou.
Leia a reportagem completa: https://contextojornalismo.com/2023/07/05/na-contramao-dos-direitos-humanos-a-falta-de-mobilidade-urbana-imobiliza-o-acesso/
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
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