O jornal RJTV 2ª Edição - da TV Globo - de ontem (04), preparou uma reportagem para esclarecer as dúvidas sobre as novas regras para circulação de bicicletas, ciclomotores e autopropelidos e mostrar o que muda para os condutores. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, explicou sobre os limites de velocidade para esses veículos e segurança no trânsito.
Na oportunidade, o CEO do OBSERVATÓRIO explicou sobre os limites de velocidade estabelecidos para as bicicletas elétricas e autopropelidos: patinetes elétricos, skates elétricos, as bicicletas elétricas com acelerador, hoverboards e monociclos motorizados, dotado de uma ou mais rodas, com acelerador, provido de motor de propulsão com potência máxima de até 1000 W (mil watts), com velocidade máxima de fabricação não superior a 32 km/h, com largura não superior a 70 cm e distância entre eixos de até 130 cm.
Com atenção especial para as vias compartilhadas entre pedestres e ciclistas e que independentemente de qualquer regulamentação, o ciclista precisa ter sempre respeito e bom senso.
“Para se ter uma ideia, esses veículos podem andar até 32 km/h e a velocidade média do pedestre é cerca de 5 km/h, então é uma diferença grande de velocidade de uma situação para a outra. A velocidade é um elemento que gera preocupação, é um elemento de risco, mas cabe não só aos órgãos que regulamentam, como prefeitura e Detran, mas também a nós, como população, como sociedade, adotar atitudes seguras e usar o bom senso”, destacou o CEO do OBSERVATÓRIO.
A nova resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para o uso de bicicletas elétricas, ciclomotores e outros veículos individuais autopropelidos entrou em vigor na última segunda-feira (03) em todo o Brasil. O Detran informou ao RJ 2ª Edição que quem possuía ciclomotores até a data dessa nova resolução, terá até o dia 31 de dezembro de 2025 para fazer o emplacamento e tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Quem comprar um ciclomotor a partir de agora, tem que emplacar e tirar a CNH imediatamente.
Assista à matéria completa: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/rj2/video/regras-para-uso-de-bicicletas-ciclomotores-e-autopropelidos-no-rio-11754798.ghtml
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.