O jornal RJTV 2ª Edição - da TV Globo - de ontem (04), preparou uma reportagem para esclarecer as dúvidas sobre as novas regras para circulação de bicicletas, ciclomotores e autopropelidos e mostrar o que muda para os condutores. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, explicou sobre os limites de velocidade para esses veículos e segurança no trânsito.
Na oportunidade, o CEO do OBSERVATÓRIO explicou sobre os limites de velocidade estabelecidos para as bicicletas elétricas e autopropelidos: patinetes elétricos, skates elétricos, as bicicletas elétricas com acelerador, hoverboards e monociclos motorizados, dotado de uma ou mais rodas, com acelerador, provido de motor de propulsão com potência máxima de até 1000 W (mil watts), com velocidade máxima de fabricação não superior a 32 km/h, com largura não superior a 70 cm e distância entre eixos de até 130 cm.
Com atenção especial para as vias compartilhadas entre pedestres e ciclistas e que independentemente de qualquer regulamentação, o ciclista precisa ter sempre respeito e bom senso.
“Para se ter uma ideia, esses veículos podem andar até 32 km/h e a velocidade média do pedestre é cerca de 5 km/h, então é uma diferença grande de velocidade de uma situação para a outra. A velocidade é um elemento que gera preocupação, é um elemento de risco, mas cabe não só aos órgãos que regulamentam, como prefeitura e Detran, mas também a nós, como população, como sociedade, adotar atitudes seguras e usar o bom senso”, destacou o CEO do OBSERVATÓRIO.
A nova resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para o uso de bicicletas elétricas, ciclomotores e outros veículos individuais autopropelidos entrou em vigor na última segunda-feira (03) em todo o Brasil. O Detran informou ao RJ 2ª Edição que quem possuía ciclomotores até a data dessa nova resolução, terá até o dia 31 de dezembro de 2025 para fazer o emplacamento e tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Quem comprar um ciclomotor a partir de agora, tem que emplacar e tirar a CNH imediatamente.
Assista à matéria completa: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/rj2/video/regras-para-uso-de-bicicletas-ciclomotores-e-autopropelidos-no-rio-11754798.ghtml
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.