Entrevista

OBSERVATÓRIO FALA SOBRE MOBILIDADE URBANA NA CBN GRANDES LAGOS

CEO do OBSERVATÓRIO destaca Semana Nacional de Trânsito

Escrito por Portal ONSV

11 SET 2023 - 18H08

O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou hoje (11), da coluna da CBN Grandes Lagos, Sinal Amarelo, podcast apresentado por Marcos Sigrist para falar sobre Mobilidade Segura, a Semana Nacional de Trânsito, além de apresentar a entidade, alguns programas, projetos e ações desenvolvidas nesses 13 anos de atuação com foco na segurança do trânsito brasileiro aos ouvintes da rádio de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

Na oportunidade, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, apresentou a entidade, alguns projetos e ações que visam a redução de mortes no trânsito no país, como o mais recente lançamento, o livro Pnatrans - O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito: O Papel dos Municípios. Que tem como principal ponto de discussão o desafio da apropriação do conteúdo do Pnatrans por parte dos municípios brasileiros, principalmente no sentido da mobilização prática necessária para a transformação efetiva do cenário atual.

“O trânsito acontece com o município. Apesar da gente ter a influência das rodovias, o trânsito urbano, quando a gente fala de número viário, o trânsito urbano tem muito mais viagens acontecendo na área urbana do que nas rodovias. Então o papel do município é fundamental para que a gente possa reverter esse quadro e atingir a meta que é a redução de 50% na projeção do número de vítimas até 2030. Então o que o Observatório está fazendo? A gente fez dois trabalhos. Uma publicação, escrevemos um livro para falar sobre o papel dos municípios no Pnatrans. Então ali, a gente trouxe um conceito científico muito interessante e inovador”, explicou Paulo Guimarães.

O CEO do OBSERVATÓRIO complementou: “E para apoiar essa ação social importante de preservação da vida, a gente criou um curso chamado Transformando Cidades: implementando o Pnatrans, que é um curso voltado para gestores, técnicos de municípios onde a gente passa ali todos os conceitos de municipalização de trânsito, de gestão integrada de trânsito, projetos educacionais, infraestrutura, por fim, tudo o que um gestor e um técnico precisa saber para poder promover o Pnatrans que é um plano nacional no seu município e aí, contribuir para que o Brasil atinja a meta de redução de vítimas”, destacou.

Para baixar o livro do Pnatrans e conhecer outros estudos e pesquisas desenvolvidos pelo OBSERVATÓRIO: https://www.onsv.org.br/estudos-pesquisas/estudos-e-pesquisas

No encerramento de sua fala, Paulo Guimarães destacou que todas as peças da campanha da Semana Nacional de Trânsito deste ano, realizada de 18 a 25 de setembro, estão disponíveis gratuitamente no site do OBSERVATÓRIO, para que toda a sociedade possa participar e apoiar desse movimento contínuo que visa a redução de mortes e lesões no trânsito.

Acesse as peças da Semana Nacional de Trânsito e apoie essa causa: https://www.onsv.org.br/semana-nacional-transito/campanhas

Ouça a coluna Sinal Amarelo completa: http://www.cbnrp.com.br/colunistas/semana-nacional-do-transito-6

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Artigo_a_paz_no_transito_comeca_por_voce
Observadores Certificados

A Paz no Trânsito Começa por Você: Um Compromisso Coletivo pela Vida

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as distâncias parecem diminuir através da velocidade, um desafio persiste em ameaçar a integridade e a vida de milhares de pessoas: a (in)segurança no trânsito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Entrevista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.