Comunicação

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO

OBSERVATÓRIO comenta possíveis causas desse aumento de ocorrências de trânsito

Escrito por Portal ONSV

22 MAR 2023 - 19H15 (Atualizada em 23 MAR 2023 - 07H48)

O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências na capital paulista.

Os dados do Infosiga - Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo, apresentados pela reportagem apontaram o mês de fevereiro como o mais violento no trânsito dos últimos seis anos, nas ruas da capital paulista. Foram registradas 66 mortes, aumento de 53% em relação ao mês de fevereiro de 2022.

Segundo ressaltou o CEO do OBSERVATÓRIO, “O que aconteceu no ano de 2022, principalmente no início do ano, é um processo ainda de consolidação da retomada das atividades econômicas. E o que tem a ver atividade econômica com segurança viária? Conforme evoluímos com a atividade econômica, passamos os anos de 2020 e 2021, totalmente atípicos por conta da pandemia e, quando temos a retomada econômica, melhoramos os índices econômicos e temos mais exposição, as pessoas se deslocam mais pelas ruas”, argumentou.

Paulo Guimarães também reforçou que, “A adaptação das pessoas à nova vida pós-pandemia, também tem uma relação comportamental envolvida, temos indícios que esses dois elementos são principais, mas é um fenômeno que estamos observando em todas as cidades do Brasil e está seguindo essa tendência em todo o território nacional.”

Dos 66 óbitos registrados no trânsito no mês passado, 23 estavam a pé, 19 em motos, 18 em carros, 3 em bicicletas, 2 em caminhões e 1 não foi informado. O índice de ocorrências na cidade de São Paulo só ficou abaixo de mês de referência de 2017, quando foram contabilizados 69 óbitos no mês.

Os homens continuam sendo os que mais morrem no trânsito, foram 74% dos mortos. A Secretaria de mobilidade e Trânsito de São Paulo disse que vem adotando várias medidas para reduzir os sinistros de trânsito e os números de lesões e óbitos, como por exemplo, as áreas de espera de motos nos cruzamentos e a faixa Azul para os motociclistas. Ainda segundo a Secretaria, até 2024, a meta é reduzir o índice de mortes no trânsito da capital para 4,5 por 100 mil habitantes.

Assista agora (a partir de 08:50): https://youtu.be/1lzB4G_4WY8

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.