Comunicação

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO

OBSERVATÓRIO comenta possíveis causas desse aumento de ocorrências de trânsito

Escrito por Portal ONSV

22 MAR 2023 - 19H15 (Atualizada em 23 MAR 2023 - 07H48)

O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências na capital paulista.

Os dados do Infosiga - Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo, apresentados pela reportagem apontaram o mês de fevereiro como o mais violento no trânsito dos últimos seis anos, nas ruas da capital paulista. Foram registradas 66 mortes, aumento de 53% em relação ao mês de fevereiro de 2022.

Segundo ressaltou o CEO do OBSERVATÓRIO, “O que aconteceu no ano de 2022, principalmente no início do ano, é um processo ainda de consolidação da retomada das atividades econômicas. E o que tem a ver atividade econômica com segurança viária? Conforme evoluímos com a atividade econômica, passamos os anos de 2020 e 2021, totalmente atípicos por conta da pandemia e, quando temos a retomada econômica, melhoramos os índices econômicos e temos mais exposição, as pessoas se deslocam mais pelas ruas”, argumentou.

Paulo Guimarães também reforçou que, “A adaptação das pessoas à nova vida pós-pandemia, também tem uma relação comportamental envolvida, temos indícios que esses dois elementos são principais, mas é um fenômeno que estamos observando em todas as cidades do Brasil e está seguindo essa tendência em todo o território nacional.”

Dos 66 óbitos registrados no trânsito no mês passado, 23 estavam a pé, 19 em motos, 18 em carros, 3 em bicicletas, 2 em caminhões e 1 não foi informado. O índice de ocorrências na cidade de São Paulo só ficou abaixo de mês de referência de 2017, quando foram contabilizados 69 óbitos no mês.

Os homens continuam sendo os que mais morrem no trânsito, foram 74% dos mortos. A Secretaria de mobilidade e Trânsito de São Paulo disse que vem adotando várias medidas para reduzir os sinistros de trânsito e os números de lesões e óbitos, como por exemplo, as áreas de espera de motos nos cruzamentos e a faixa Azul para os motociclistas. Ainda segundo a Secretaria, até 2024, a meta é reduzir o índice de mortes no trânsito da capital para 4,5 por 100 mil habitantes.

Assista agora (a partir de 08:50): https://youtu.be/1lzB4G_4WY8

Sest_senat_apresenta_projeto_motorista_serie_a_senatran
Matérias

Sest Senat apresenta o Projeto Motorista Série A para representantes da Senatran

Foi realizada na última terça-feira (12), na sede do Sistema de Transporte, em Brasília, uma reunião entre representantes da Senatran (Secretaria Nacional de Transportes), do Ministério dos Transportes, e representantes do Sest Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), que apresentaram o projeto Motorista Série A, iniciativa lançada em 2023, que visa identificar, reconhecer e valorizar motoristas profissionais que desempenham com excelência suas funções profissionais.

Regiao_metropolitana_de_belo_horizonte_registra_quatro_obitos_de_sinistros_de_transito_mesmo_dia
Observadores Certificados

Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG registra 4 óbitos em sinistros de trânsito no mesmo dia

O telejornal MG2 – da TV Globo Minas Gerais - de ontem (14), noticiou quatro óbitos decorrentes de sinistros de trânsito na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, as ocorrências foram registradas no Anel Rodoviário e na rodovia Fernão Dias. O Observador Certificado Ronaro Ferreira foi consultado pela reportagem para explicar as prováveis causas para esses sinistros de trânsito.

Artigo_Mobilidade_das_mulheres_e_seguranca_viaria
Artigos

Mobilidade das Mulheres e Segurança Viária

A mobilidade Urbana não é igual para todos, cada pessoa tem suas próprias necessidades e atividades a realizar na cidade. A mobilidade das mulheres, por exemplo, é formada por deslocamentos complexos e multimodais, visto que sentem o impacto das diversas responsabilidades de trabalho e cuidado, e ainda precisam adaptar seus percursos e meios de transportes para garantirem sua integridade e segurança.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.