A Prefeitura de Patos de Minas (MG), por meio das Secretarias de Trânsito, Transportes e Mobilidade e de Educação, realizou no dia 24 de junho a cerimônia de entrega de livros didáticos do Programa Municipal de Educação para o Trânsito (Educa Trânsito), na Escola Municipal Frei Leopoldo. Patos de Minas é a primeira cidade do país a utilizar o método do Programa EDUCA, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em sala de aula a fim de ensinar crianças sobre educação para o trânsito.
Foram entregues, no total, 1299 livros didáticos para alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Com materiais didáticos, livros exclusivos para os alunos e material de apoio pedagógico para os professores, o programa visa à educação e à conscientização das crianças sobre o trânsito e será aplicado nas escolas municipais Frei Leopoldo, Norma Borges Beluco e Gino André.
Para o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, o objetivo é apresentar uma metodologia de ensino diferenciada aos profissionais da educação. “No ano passado, quando criamos esse programa, um dos objetivos foi que nossas crianças fossem multiplicadoras de um trânsito mais humanizado, pois elas acabam disseminando as informações que recebem para todos de seu convívio e ainda cobram quando o pai ou a mãe fazem coisas erradas no trânsito”, ressaltou.
Sobre o Programa EDUCA
Disponível também na plataforma do MEC - Ministério da Educação, o conteúdo do Programa EDUCA, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO, contempla o Ensino Fundamental I e II e está disponível para download. Ao todo são nove livros para o aluno e nove para o professor, além do livro de apresentação e de referencial teórico. O conteúdo prevê a inclusão da Educação para o Trânsito de acordo com as disciplinas e áreas de conhecimento do Ensino Fundamental.
O Programa EDUCA faz uma abordagem crítica de temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focado na mobilidade urbana. O Projeto de livros didáticos contempla do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluem manual do professor com todas orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
As atividades propostas no Programa EDUCA são apresentadas com carga horária adequada à sua completa utilização. Apresenta ainda o Manual de Referencial Teórico, facilitando sobremodo a capacitação dos professores.
Plataforma do MEC: https://plataformaintegrada.mec.gov.br/recurso?id=36140&name=EDUCA%20-%20DENATRAN
Para mais informações: https://www.onsv.org.br/instituicoes-de-ensino-podem-baixar-gratuitamente-conteudo-de-educacao-para-o-transito-direcionado-as-criancas/[gallery ids="22128,22126,22127,22129"]
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.