Matérias

1.299 livros do Programa EDUCA são entregues a alunos de escolas municipais de Patos de Minas (MG)

Escrito por Portal ONSV

25 JUN 2019 - 17H27

A Prefeitura de Patos de Minas (MG), por meio das Secretarias de Trânsito, Transportes e Mobilidade e de Educação, realizou no dia 24 de junho a cerimônia de entrega de livros didáticos do Programa Municipal de Educação para o Trânsito (Educa Trânsito), na Escola Municipal Frei Leopoldo. Patos de Minas é a primeira cidade do país a utilizar o método do Programa EDUCA, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em sala de aula a fim de ensinar crianças sobre educação para o trânsito.

Foram entregues, no total, 1299 livros didáticos para alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Com materiais didáticos, livros exclusivos para os alunos e material de apoio pedagógico para os professores, o programa visa à educação e à conscientização das crianças sobre o trânsito e será aplicado nas escolas municipais Frei Leopoldo, Norma Borges Beluco e Gino André.

Para o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, o objetivo é apresentar uma metodologia de ensino diferenciada aos profissionais da educação. “No ano passado, quando criamos esse programa, um dos objetivos foi que nossas crianças fossem multiplicadoras de um trânsito mais humanizado, pois elas acabam disseminando as informações que recebem para todos de seu convívio e ainda cobram quando o pai ou a mãe fazem coisas erradas no trânsito”, ressaltou.

Sobre o Programa EDUCA

Disponível também na plataforma do MEC - Ministério da Educação, o conteúdo do Programa EDUCA, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO, contempla o Ensino Fundamental I e II e está disponível para download. Ao todo são nove livros para o aluno e nove para o professor, além do livro de apresentação e de referencial teórico. O conteúdo prevê a inclusão da Educação para o Trânsito de acordo com as disciplinas e áreas de conhecimento do Ensino Fundamental.

O Programa EDUCA faz uma abordagem crítica de temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focado na mobilidade urbana. O Projeto de livros didáticos contempla do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluem manual do professor com todas orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

As atividades propostas no Programa EDUCA são apresentadas com carga horária adequada à sua completa utilização. Apresenta ainda o Manual de Referencial Teórico, facilitando sobremodo a capacitação dos professores.

Plataforma do MEC: https://plataformaintegrada.mec.gov.br/recurso?id=36140&name=EDUCA%20-%20DENATRAN

Para mais informações: https://www.onsv.org.br/instituicoes-de-ensino-podem-baixar-gratuitamente-conteudo-de-educacao-para-o-transito-direcionado-as-criancas/[gallery ids="22128,22126,22127,22129"]

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.